Palavra Pastoral IMeL Saúde 189

7 de Outubro de 2023

Perto do fim

Nesse domingo, veremos juntos o que aconteceu nos últimos dias antes da queda do reino de Judá para os babilônios. A vida não foi fácil para Jeremias, longe disso. Em parte, por causa de um rei débil, vacilante, que parecia querer ouvir a voz de Deus, mas que nunca a seguia. Para que buscar a Deus se não queremos seguir o que ele nos diz? Incoerências que lamentavelmente não são apenas daquela época.

Também uma época em que se confundia o mal com o bem (quase que essa confusão vira o título da mensagem de hoje). Ou seja, pessoas faziam o mal dizendo que defendiam o bem, acusando quem fazia o bem de estar fazendo o que era mal. De novo soa familiar com o que tristemente vemos hoje no mundo. Em uma dessas reviravoltas na trama, aparece um estrangeiro para denunciar uma injustiça e fazer o que era correto. Fabuloso como Deus nos desperta em nossa arrogância.

No final das contas, a mensagem de Jeremias podia não parecer atrativa, mas apontava para aquilo que Deus queria oferecer a esse povo e a todos os povos da terra, a vida. Que tragédia quando rejeitamos esses caminhos de vida, e os resultados que colhemos são de destruição e morte. A mensagem, a voz de Deus, estava lá para alertá-los, para ensiná-los. A voz de Deus também está aqui hoje, em sua Palavra. A questão é: o que faremos com a Palavra de Deus hoje?

Ricardo Borges