Palavra Pastoral IMeL Saúde 9

29 de Abril de 2020

Como podemos continuar prestando um culto a Deus quando estamos distanciados socialmente uns dos outros? Não seria o culto ao Senhor algo que devamos fazer em comunidade, juntos? Há um lugar físico onde o culto deva ser prestado?

Podemos continuar prestando culto ao Senhor desde nossas próprias casas. Nossa opção nesse período foi que em lugar de um “culto transmitido online”, convidamos cada família a que, em suas casas, mantenham a disciplina espiritual do culto e adoração semanal ao Senhor.

Como Jesus disse à mulher samaritana, não há um lugar geográfico onde devemos adorar, mas sim em espírito e em verdade (João 4:21-24). Ele também nos lembra que “onde dois ou três se reúnem em meu nome”, ele está no nosso meio (Mateus 18:20). No relato de Atos também vemos que os discípulos se reuniam nas casas (Atos 5:42), o que foi ainda mais importante no período sob perseguição.

Como isso é algo novo para muitos, optamos por oferecer um recurso, através de um vídeo breve com uma mensagem bíblica e louvor, disponível no final da tarde de cada sábado, para que no domingo cada família possa ter o seu momento de culto.

Mas como fazer isso se estou sozinho ou se não sinto essa conexão com outros, que é tão especial em um culto comunitário? Sugerimos umas breves pautas para que possam ter uma melhor experiência nesse culto semanal:

1.    Defina um horário fixo. O hábito simples pode ajudar a construir uma rotina saudável em que o domingo é esse dia especial dedicado ao Senhor.
2.    Busque conectar-se com outros para o culto. Temos ouvido relatos sobre como grupos pequenos, famílias ou amigos têm se conectado para prestar esse culto a Deus juntos, através de uma chamada virtual onde se conectam e um dos participantes compartilha a tela com os demais.
3.    Inclua outros elementos nesse momento de culto caseiro. Após verem o vídeo, vocês podem decidir cantar algum outro louvor juntos, ou ainda ter um tempo de oração, quem sabe respondendo a algo que ouviram, ou com algum enfoque especial.
4.    E no caso das crianças? Essa nova realidade apresenta uns desafios especiais para os que têm crianças pequenas. Animamos a que encontrem as maneiras de incluir-las nesse momento de culto (vejam também abaixo uma nota enviada pela equipe do Smilinguido). 

Ainda não sabemos quando poderemos voltar aos cultos comunitários presenciais. Ou quais serão os novos formatos que possivelmente precisaremos encontrar para essa nova realidade. Há uma equipe de trabalho pensando nisso. Os pastores também têm refletido sobre outros aspectos da vida da igreja, como a ceia do Senhor e os batismos, sobre como podemos voltar a experimentar de maneira significativa cada um desses aspectos de nossa fé em comunidade.

São tempos de exílio, onde temos uma oportunidade especial de revisar onde colocamos nossa fé, a nossa esperança e a nossa identidade, em nossa relação com Deus e uns com os outros, diante dos desafios que vivemos hoje.

Sobre as crianças – nota do Similinguido

A partir deste sábado, 02 de maio, as famílias de crianças em idade pré-escolar de nossa igreja irão receber vídeos curtos para inspirar a vida devocional. Com o Smilinguido em casa 🐜 os tios e as tias estarão mais próximos de nossos pequenos! 🥳
Em maio vamos trazer reflexões bíblicas, com historinhas, músicas e muitas outras ideias simples e legais. E o tema é o modo como Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) se relaciona conosco e muda como nos relacionamos com o outro: Somos amados e amamos ❤

Pílulas missionárias

Noticias do Marco e Elayne Manzano, das Asas do Socorro:

“Pela graça do Senhor estamos bem. No meio do colapso hospitalar instalado em todo o estado do Amazonas, nossas viagens missionárias foram suspensas para o interior. A Covid 19 já chegou em aldeias indígenas e oramos para que as comunidades ribeirinhas sejam poupadas visto que todos os casos são levados para Manaus e a situação é caótica. Para tanto, estamos organizando uma remessa de cestas básicas para mais de 150 comunidades, beneficiando mais de 1000 mil famílias numa extensão 700km ao longo do Rio Purus. Essas comunidades pertencem aos municípios de Pauini,  Labrea e Canutama aonde temos trabalhado. E toda essa gigantesca operação contará com avião, barcos e voadeiras, sempre respeitando protocolos para não proliferação do vírus.  Nossa ação tem 2 objetivos:  mostrar de forma prática o amor de Deus e tb incentivar que não saiam de seus comunidades para fazer compras nas cidades. Juntos pela expansão do Reino do Senhor Jesus!”

Orando com a Palavra

Convidamos a que ore com o apóstolo Paulo. 

Ore por paciência e por confiança em Deus.

Peça a ajuda do Espírito para que interceda por você e por aquelas situações que não sabemos bem colocar em palavras.

Ore descansando no amor de Deus e em seus bons propósitos.

“Se esperamos por algo que ainda não temos, devemos fazê-lo com paciência e confiança. E o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos orar segundo a vontade de Deus, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras. E o Pai, que conhece cada coração, sabe quais são as intenções do Espírito, pois o Espírito intercede por nós, o povo santo, segundo a vontade de Deus. E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.”
Romanos 8:25-28

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde