Palavra Pastoral IMeL Saúde 88

23 de Outubro de 2021

É verdade que a morte iguala a todos. Assim o salmista tenta nos consolar: “…não desanimem quando o perverso enriquecer e sua casa se tornar ainda mais luxuosa. Pois, quando morrer, nada levará consigo” (Salmo 49:16-17a). Para o salmista, de nada adianta confiar nas riquezas ou pior ainda, gabar-se delas. Vocês sabiam que os egípcios poderosos buscavam levar muitos tesouros para os seus túmulos, e até mesmo seus servos ainda vivos? Um triste fim para os escravizados e oprimidos. Ainda assim, a ironia é que, como nada levamos dessa vida, faraós se igualam na morte a todos os demais desprovidos de poder.

Por outro lado, mesmo que essa perspectiva traga algum consolo, ainda assim seria estranho e antibíblico esperar passivamente crendo que apenas a morte de todos nos leve à igualdade e à justiça. Hoje, quando muitos sofrem, por vezes através de injustiças, e muitos perversos prosperam, jogando em nossas caras o escárnio e o abuso de sua prosperidade injusta, precisamos resgatar uma adequada busca ativa por dignidade e justiça para todos.

Paulo, em sua carta aos coríntios, exortando-os à generosidade, nos indica algo sobre essa busca intencional da igualdade e da justiça: “no momento, vocês têm fartura e podem ajudar os que passam por necessidades. Em outra ocasião, eles terão fartura e poderão compartilhar com vocês quando for necessário. Assim, haverá igualdade” (2 Coríntios 8:14). As palavras igualdade e justiça se repetem tanto nesses capítulos 8 e 9 que seguramente essa mensagem chegou clara até eles e para nós hoje: compartilhar com o necessitado é na verdade um privilégio, uma alegria, ajudando a mitigar as dores de um mundo muitas vezes cruel. Essa generosidade pode parecer algo singela ou pequena, mas na verdade é tão importante na correção de desigualdades e de injustiças nesse mundo. Como Deus te chama para ser generoso/a hoje?

Para meditar

Que o exemplo do bom pastor nos inspire nessa semana a sacrifícios de amor.

”Eu sou o bom pastor. O bom pastor sacrifica sua vida pelas ovelhas. O empregado foge quando vê um lobo se aproximar. Abandona as ovelhas porque elas não lhe pertencem e ele não é seu pastor. Então o lobo as ataca e dispersa o rebanho. O empregado foge porque trabalha apenas por dinheiro e não se importa de fato com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como meu Pai me conhece e eu o conheço; e eu sacrifico minha vida pelas ovelhas."

João 10:11-15

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde