Palavra Pastoral IMeL Saúde 149

19 de Dezembro de 2022

O agito do Natal

Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou. Lucas 1:38

Estamos na semana do Natal! As luzes tomam conta da cidade, as ruas estão cheias, as conversas estão permeadas pelas dicas de receitas para a noite especial. Uns começam a fechar suas malas preparando a partida, seja em direção ao merecido descanso ou ao encontro de pessoas queridas. Um verdadeiro agito! 

Os registros bíblicos do primeiro Natal também mencionam vários “agitos”, que se deram por outras razões, diferente das nossas.  Temos o “agito” que resulta da presença dos anjos, dos sustos e medos provocados por eles. Como se não bastasse o “agito” das visitas angelicais, temos as revelações que os anjos fizeram, o que levou o “agito” a um outro patamar. Encontros e revelações agitando uma pequena vila em Belém. A periferia do mundo estava a ponto de se tornar o centro da história e esta notícia “abalou as estruturas!” 

Neste período agitado a jovem Maria teve a sua cota especial de medo e espanto. O anjo, quando a encontra, traz palavras de alegria, mas o texto nos diz que ela ficou pensando no que poderia significar aquela saudação. Maria necessitou processar o “agito” na calma do seu coração. Esta meditação do coração instruiu o seu pensar na elaboração das perguntas razoáveis, colocou nos seus lábios palavras apropriadas para lidar com aquele momento. Diante da declaração do anjo, de que nada era impossível para Deus, ela respondeu com uma curta oração; “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. 

Que no agito deste tempo natalino, as palavras do anjo possam mexer nosso coração. Que a declaração do anjo sobre Jesus, a vida de quem celebramos no Natal, de que ele é Santo, o Filho do Altíssimo, e que recebeu o trono de Davi para reinar para todo sempre, possa nos conduzir a responder, este “agito”, com esta breve oração: sou serva (o) do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra.

 Ziel Machado