Palavra Pastoral IMeL Saúde 91

13 de Novembro de 2021

Vocês devem ter acompanhado por esses dias a COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Uma amiga nossa, Jocabed Solano, líder indígena da nação gunadule (antes conhecidos como kuna), não só esteve na conferência como se encontrou com líderes mundiais para conversar sobre como as mudanças climáticas os afetam, para expressar-lhes que os povos indígenas seguem resistindo, sendo exatamente aqueles que menos danos causam à Terra. Um desses encontros foi com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon. Jocabed lhe deu um colar, pedindo-lhe que através dele a líder de estado pudesse recordar da vulnerabilidade do seu povo, mas também para que ela se lembre das lutas, da resistência e dos aportes das mulheres indígenas.

Por que Jocabed fez isso e o que temos a ver com essa história? Primeiro, damos testemunho da fé de Jocabed, a quem conhecemos no movimento estudantil panamenho, uma fé que a leva a posicionar-se em defesa de seu povo (um benefício próprio) mas também em defesa da criação de Deus (um benefício para todos). Ela assim se posicionou: “Como seguidora de Jesus, acredito que é importante que as organizações cristãs também continuem a militar nessa causa porque acreditamos que o evangelho de Jesus é vida abundante e isso significa que a justiça e a paz andam de mãos dadas, que assim são as boas novas que Jesus proclama.” Que bonito testemunho!

Quando lemos e meditamos nas Escrituras, descobrimos que a nossa fé toca em cada esfera da vida humana. Assim, somos sim responsáveis com a maneira como cuidamos (ou descuidamos) da criação. Deus nos presenteou com um jardim, instruindo-nos para que o cultivássemos e o guardássemos. Assim desenvolvemos as potencialidades da criação, ao cultivar, proteger e guardar a bela criação de Deus. Parece que com frequência os povos indígenas são mais atentos a essas verdades do que nós. É hora de ouvir, de despertar, e de mudar o que for preciso em nossas atitudes e políticas. As futuras gerações agradecem.

Para meditar

“Nós comemos demais, compramos demais e construímos demais, lançando nossos resíduos tóxicos sobre a terra e para o ar. Mas este quadro sombrio não é a palavra final. A esperança tem a palavra final. (...) Aquele cujo poder está sobre todos os desejos de usar seu povo como agentes de mudança. Devemos caminhar alegremente sobre a face da terra, conquistando o mal com o bem no poder do Espírito.”
Richard Foster

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde