Palavra Pastoral IMeL Saúde 44

2 de Janeiro de 2021

Chegamos ao fim de 2020 com uma certa sensação de alívio. Que bom que um ano difícil chegou ao fim! Por outro lado, sentimos em muitos uma certa ansiedade e preocupação quanto ao ano que se inicia. Com que atitude começar esse ano novo? Queremos sugerir a humildade.

Humildade para reconhecer que não sabemos tudo. Quantos de nós pensamos saber mais que cientistas ou epidemiologistas no ano que passou? Pode ser uma boa resolução de ano novo aprender a valorizar mais os profissionais da saúde, e não ter aquela atitude de seguir buscando até encontrar aquele que tenha uma opinião parecida à que eu já tinha antes. Se penso que sou mais sábio que os outros, e me recuso a ouvir e aprender, entro em caminhos perigosos.

Humildade para admitir que não temos o controle. Planejar algumas coisas segue sendo um desafio importante, pelas incertezas quanto à evolução da pandemia e por não vermos uma gestão que nos permita vislumbrar com clareza quando e como sairemos dessa situação. Assim, aprender a perseverar passa a ser algo bem importante, no cuidado pessoal e no cuidado mútuo.

Humildade ao final nos leva a crescer na espera, na confiança, na comunidade. Uma espera ativa, que trabalha (fazendo o que está ao alcance de nossas mãos) enquanto espera. Uma confiança renovada em Deus, em sua graça, em sua misericórdia, no que ele quer nos ensinar. Crescer também na comunidade, aprendendo a ser mais solidários, ainda que distantes, fiando-se ainda mais nas boas relações, no apoio mútuo para essa travessia. Que a humildade nos ajude em um novo e melhor ano para todos nós.

Salmos da comunidade & pílulas missionárias

Faremos uma pausa de algumas semanas antes de voltar a soltar novos “salmos da comunidade” e novas “pílulas missionárias”. Mas você pode voltar a ouvir os salmos que tivemos até aqui (já chegamos à metade do livro!) e ler as pílulas de semanas anteriores para seguir orando pelos nossos missionários.

Também pode se inscrever para gravar um salmo para a nossa “temporada 2”. Entre em contato com o Felipe Takeda (99681-2156) para receber orientações.

Oração

Ore por mais santidade em 2021:

“Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser. Depender dele liberta-nos das escravidões e leva-nos a reconhecer nossa dignidade.”
Francisco

Tenhamos todos um abençoado novo ano, repleto de esperança em Cristo.

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde