Palavra Pastoral IMeL Saúde 26

28 de Agosto de 2020

Outra vez a notícia triste de um episódio de racismo e violência nos EUA. Lamentavelmente, a situação em nosso país também é difícil. O que nos faz pensar por que o racismo ainda persiste em nosso meio.

Um dos pastores, o Ziel, acaba de escrever um artigo para a revista Ultimato que sai nessa semana, com o racismo como tema de capa. Vale a pena a leitura e a reflexão.

Ali Ziel nos conta que ele vê três problemas teológicos: o silêncio da herança evangélica, a adesão e, para piorar, a prática e justificativa explícita do racismo. Três condutas inconcebíveis para a fé cristã.

Ele nos recomenda que aprendamos com a história, que haja educação para entender o racismo, para conectar com essa tristeza e dor. Só assim poderemos ser agentes para corrigir e restaurar. E conclui assim:

“Quero animar a que nos unamos na luta contra o racismo, onde quer que ele se manifeste, inclusive, como tem sido a minha experiência, quando se manifeste em nós mesmos. A graça do Senhor é maior que esta dor, ela pode nos restaurar e mudar a nossa história.”

Culto ao vivo em 6/9

Lembrem-se que a partir do primeiro domingo de setembro, teremos a transmissão ao vivo dos cultos, através do YouTube. Estaremos conectados juntos, ao mesmo tempo, desde nossas casas, para que nos sintamos mais perto. Os cultos serão transmitidos às 10:30h a partir do dia 6 de setembro. Também ficarão gravados para quem não puder se conectar a essa hora. Animamos a que todos se conectem.

Logo após o culto do dia 6/9, abriremos uma sala no Zoom para um tempo de “perguntas & respostas” com os pastores sobre a vida da igreja, o que fizemos até agora, a transição para os cultos ao vivo e os próximos passos. Vocês receberão os dois links (YouTube e Zoom).

Pílulas missionárias

Cartinha da Tályta e Pedro na Aliança Bíblica Universitária do Brasil:

“Com o som do café ebulindo na cafeteira e do spray de banho matinal das plantas, assim começamos o dia aqui em casa, gratos a Deus por mais um dia e uma noite, às vezes mal dormida. Logo partimos para as leituras e escritas diárias. Nosso trabalho exige preparação e reflexão para auxiliar na formação e acompanhamento de estudantes (ou de assessores), e para lidar com questões organizacionais.

Precisamos ser capazes de discernir o contexto maior e da vivência dos jovens no mundo estudantil, mas também estar sensíveis à direção de Deus. A quarentena ajudou a Tályta a criar espaço na agenda para ouvir a Deus e as pessoas sobre uma nova função que assumirá em 2021: coordenar a equipe do escritório e outros projetos. 

Estamos animados pelo que Deus fará a seguir. Por favor, orem conosco sobre todas as mudanças, como Paulo em Romanos 15:23-24, há planos mas não tanta clareza, mas vocês podem participar do que Deus está fazendo.”

Para seguir meditando

Para pensar o racismo e as mudanças que precisamos:

“Reconhecemos que a mesma natureza
existe em todas as raças, e a mesma virtude.”

Clemente de Alexandria, séc. II

“Se não encontramos paz, é porque nos esquecemos
que pertencemos uns aos outros”.

Madre Teresa

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde