Palavra Pastoral IMeL Saúde 87

16 de Outubro de 2021

No dia 18 de março do ano passado, enviamos a toda a comunidade um primeiro comunicado, que chamamos de “palavra pastoral”, em que buscamos explicar como navegaríamos esse tempo difícil da pandemia. Na verdade, não imaginávamos quanto tempo levaria essa suspensão das atividades presenciais. Mas mesmo que fosse por um período mais curto (não o foi), reconhecemos desde o princípio que haveria um custo a pagar quando buscamos um bem comum. Vejam o que dissemos naquela primeira pastoral: “Alguns sacrifícios podem ser mais ‘fáceis’ de serem enfrentados se recordarmos que eles são para o benefício comum, de todos, e em especial dos mais vulneráveis”.

Foram 581 dias desde aquele domingo em que suspendemos o culto até retornar nesse domingo 17 de outubro a um processo gradual e mais seguro de voltar a realizar cultos presenciais. Ninguém dirá que foi fácil, as saudades são grandes, e sabemos que ainda pode levar um tempo para que experimentemos uma vida mais normal ou mais parecida ao que experimentávamos antes. Talvez a chave esteja aí: não desejar voltar a algo que já passou, mas sempre pedir a graça e a sabedoria de Deus para saber trilhar bem os novos caminhos adiante.

Assim, querer voltar a estar juntos não é só um desejo saudosista. Ao buscar outra vez as diferentes maneiras de ser comunidade, caminhando juntos e solidários, reconhecemos que nossa fé em Cristo é essencialmente comunitária, e não individualista. Adoramos a nosso Deus juntos, numa experiência comum de partir o pão, de chorar e celebrar juntos, de conhecer comunitariamente a nosso Senhor, seu coração e seus bons desígnios para nós revelados na Palavra. Precisamos da presença dele que nos conduz, precisamos uns dos outros. Assim somos fortalecidos e nos tornamos canais de sua graça para abençoar a muitos em todos os grandes desafios que o mundo e a humanidade ainda enfrentarão. Que seja um bom retorno, para o bem de todos, na comunidade e em missão no mundo!

Para meditar

Meditemos sobre o amor de Deus, que nos ajuda a atravessar as longas noites que enfrentamos.

“O mundo está cheio de beleza e horror, mas a realidade imutável debaixo de tudo isso é o amor de Deus que cria, sustenta e redime todas as coisas. É a constante que nos mantém unidos. Está mais perto de nós do que nossa própria respiração, e se move na nossa direção mais rápido do que 292.792.458 metros por segundo (a velocidade da luz no vácuo). Todas as nossas dúvidas, inquietações, medos e alegrias giram em torno do ponto fixo do amor de Deus”.
Tish Harrison Warren

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde