Palavra Pastoral IMeL Saúde 67

12 de Junho de 2021

O artista cristão japonês Makoto Fujimura defende algo que à primeira vista parece polêmico. Ele diz que Deus não nos cria nem cria todas as coisas por uma suposta necessidade. Ele nos cria por amor, porque ele ama criar. É algo que nos faz pensar, porque desloca o foco da ideia do “propósito”, da utilidade, para a beleza e o impulso criador que nascem do amor. Assim, nossa missão no mundo deixa também de ser vista sob uma ótica utilitária, e pode ser encarada como um convite para amar e criar coisas belas no mundo, junto com Deus.

Assim, ele inclusive defende que as instituições das quais fazemos parte, e as igrejas se incluem nisso, não existem por serem “necessárias”, como se o pragmatismo fosse a nossa razão de existir. Vejam o que ele diz: “Deus não precisa que nenhuma de nossas instituições exista, ponto final; mas o amor exuberante de Deus nos convida, vasos quebrados por Deus escolhidos, a cocriar a Nova Criação através de Jesus”. De alguma maneira isso nos lembra a missão que temos em nossa igreja: “Sermos agentes e participantes da reconciliação de todas as pessoas e coisas em Cristo Jesus”. Por necessidade? Bem, de uma certa maneira, mais importante e profunda, por causa do amor de Deus.

Que em cada pequena ação nossa: na solidariedade, no ensino, na denúncia do mal e da injustiça, ao corrigir as mentiras e desinformação que abundam nas redes, ao viver e compartilhar a Palavra, que seja o amor de Deus a nos modelar. Ele nos amou primeiro. Também nos convida a amar com ele no mundo onde nos enviou.

Orando com a Palavra

Nessa semana, lhe convidamos a celebrar a presença do Senhor em nossas vidas, usando esse salmo em suas orações:

E se o Senhor não estivesse ao nosso lado?
Que todo o Israel diga:
E se o Senhor não estivesse ao nosso lado
quando os inimigos nos atacaram?
Eles nos teriam engolido vivos
com sua ira ardente contra nós.
As águas nos teriam encoberto,
a correnteza nos teria afogado.
Sim, as águas violentas de sua fúria
nos teriam afogado.
Louvado seja o Senhor,
que não permitiu que nos despedaçassem com seus dentes!
Escapamos como um pássaro que foge da armadilha do caçador;
a armadilha se quebrou, e estamos livres!
Nosso socorro vem do Senhor,
que fez os céus e a terra.

Salmo 124

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde