Palavra Pastoral IMeL Saúde 60

24 de Abril de 2021

Na semana passada compartilhamos um texto sobre a importância dos momentos de silêncio diante do Senhor. Hoje voltamos ao tema, talvez porque até mesmo para encontrar quietude na presença do Senhor precisamos do hábito e da perseverança. Claro que vale a pena o esforço, por causa daquilo que encontramos, por conta do que “ouvimos” nesse silêncio.

É bom lembrar em primeiro lugar que não buscamos o silêncio para ‘fugir do mundo’. Claro que às vezes essa é uma tentação, pela dureza das notícias, pela confusão das muitas vozes ao nosso redor. Buscamos o refúgio do silêncio para ouvir melhor a nós mesmos, quem somos e onde estamos, emocional e espiritualmente. Também para ouvir ou perceber melhor a presença de Deus no mundo e na história. Ele com certeza está presente, nós somos os que com frequência não o vemos nem o ouvimos.

Afastar-se dos outros em alguns momentos de silêncio também produz um efeito que parece inesperado. Na verdade, nos aproximamos mais do coração das pessoas quando desenvolvemos a disciplina da quietude. Talvez porque elas se tornam mais reais e autênticas para nós, e não o que esperamos que elas sejam. Também porque nos oferecemos como pessoas mais íntegras nessa relação com outros, porque o silêncio nos ensina a ouvir mais a Deus, o que por sua vez nos leva a confiar no Senhor e a amar o próximo com um amor que vem do coração de Deus. Seja bem-vinda a quietude. Seja bem-vindo o silêncio na presença do Senhor. 
 

Um poema sobre o silêncio

”Quando você estiver em silêncio, você ouvirá
O som da criação,
como o canto dos pássaros,
ou vento nas árvores,
ou chuva em seu telhado
O grito do mundo e o som do suspiro de compaixão.

O som da Palavra de Deus tão suave quanto orvalho caindo sobre uma esponja macia
O som da presença de Deus, como o calor de um novo fogo crepitando na lareira
O som do coração humano batendo e o fluxo do sangue do seu corpo
O som da ressurreição e o cheiro do mar
O som da eternidade e vendo essa eternidade no rosto de uma pessoa.”

Richard Carter

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde