Palavra Pastoral IMeL Saúde 210

9 de Março de 2024

Baruque: Deus usa pessoas comuns

Já observaram como na Bíblia temos personagens que, mesmo não sendo famosos, ainda assim desempenham um papel tão importante no plano de redenção de Deus para toda a humanidade, para toda a criação? Interessante que para alguns desses, que nos ensinam muito em suas discretas participações no drama bíblico, nem mesmo sabemos os seus nomes. Ou outros, sim, sabemos os seus nomes, mas quase não falamos a seu respeito, e desse modo poderiam passar totalmente desapercebidos. E não apenas na Bíblia, mas também ao longo de toda a história da igreja, há muitos “anônimos” que, na verdade, foram usados por Deus de maneira especial.

Um desses de quem não falamos muito é Baruque. Baruque quem? Pois é! Sem o trabalho do pouco conhecido Baruque, nem teríamos o precioso livro de Jeremias em nossas mãos. Uma pessoa comum, que também sofreu as consequências de ser fiel a Deus em contextos turbulentos. Uma pessoa comum, a quem o Senhor se dirigiu através do profeta Jeremias. E vejam bem que era raro o profeta entregar mensagens destinadas a uma pessoa em particular, nesse caso, para o escriba Baruque. 

Assim, o Senhor dialogou com uma pessoa comum, Baruque, e nesse diálogo aprendemos algo sobre o próprio sofrimento de Deus, sobre seu modo de agir na história, um Deus que quer falar, quer se revelar, quer assim expressar seu juízo e sua misericórdia, quer trazer-nos vida. Baruque também precisou ser exortado por Deus acerca de suas próprias ambições. O mesmo pode acontecer conosco, pessoas comuns hoje: podemos ser corrigidos, consolados, e ser usados por Deus de maneiras que nunca imaginávamos serem possíveis. Isso acontece quando pessoas comuns se dispõem nas mãos de Deus.

Ricardo Borges