Palavra Pastoral IMeL Saúde 155

12 de Fevereiro de 2023

Aprendendo lições

Nesse domingo, meditaremos juntos sobre a importância de aprender lições, nos capítulos 34 e 35 de Jeremias. Veremos como o tratamento injusto dos mais pobres e vulneráveis é contrastado com uma lição surpreendente que nos vem de uma comunidade alternativa, à margem da sociedade, que eram os recabitas. Veremos mais na própria mensagem, para evitar muitos spoilers.

Interessante que em outra passagem da Bíblia, 2 Reis 7:3-20, quatro pessoas com hanseníase, excluídas da sociedade, são ironicamente as portadoras das boas notícias da vitória sobre os inimigos. Por que será que esse é um tema recorrente na Bíblia, onde os pequeninos e os excluídos são colocados pelo próprio Deus em uma posição de importância?

Laurie Green faz uma interessante observação a esse respeito: “os desfavorecidos e os marginalizados seriam aqueles que poderiam me abrir a verdade de uma forma que os mais seguros e autossuficientes são simplesmente incapazes de fazer. Parece que somente da perspectiva dos mais oprimidos e dos que estão à margem de qualquer sociedade, que uma sociedade pode ser julgada adequadamente. (...) Jesus escolheu aliar-se com aqueles que eram mais oprimidos e que viam a sociedade por baixo". Jeremias também nos contará mais sobre isso, mas essa parte fica para o sermão.

Ricardo Borges