Palavra Pastoral IMeL Saúde 11

14 de Maio de 2020

Você age mais como Adão ou mais como Cristo? Se a pergunta te parece estranha à primeira vista, deixe-nos sugerir que a resposta a ela pode ter muito a ver com as diferentes atitudes que temos diante dos tempos difíceis que estamos vivendo.

Paulo, no capítulo 5 da carta aos Romanos, nos fala da diferença entre Adão e Cristo. “É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos, mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos.” (Rom. 5:18)

Basicamente, quando pensamos de maneira egoísta, somente em nosso próprio bem e interesse, agimos como Adão, na mesma linha de sua rebelião que trouxe consequências de morte para toda a humanidade. Quando, por outro lado, reconhecemos a nossa tendência para o mal, para o erro, e permitimos que o Espírito de Deus trabalhe em nós e através de nós, estamos em realidade sendo transformados a cada dia para sermos mais como Cristo.

A ironia dessas duas atitudes na vida é que somente aquelas pessoas que reconhecem o “velho Adão” em si mesmas são exatamente as que se abrem para o milagre da transformação em suas vidas. Já as que imaginam que estão bem, que são “boas por natureza”, são as que mais longe estão dessa transformação que gera vida, em si mesmos e nos outros, pela graça de Deus.

Quer ser um instrumento para abençoar a outros nesses tempos difíceis? Reconheça primeiro: sou egoísta sim, sou míope, com frequência penso antes em mim que no bem comum. E ao unir-se com Cristo, reconhecendo o que ele fez por nós, poderemos então dizer como Paulo que, em Cristo, “agora nós também podemos viver uma nova vida” (Rom. 6:4b).

Pílulas de cuidado mútuo

Queremos animar-lhes a uma pequena mas importante atitude nesses tempos de pandemia. Trata-se de um simples gesto: “adote uma família” ou “adote alguém”, a cada semana. Seria o seguinte:

1.    Escolha alguém, ou uma família, por quem naquela semana você estará orando. Diga para ela que você a adotou naquela semana, assim a pessoa ou a família saberão que tem alguém orando por eles de maneira especial naqueles dias.
2.    Algo simples que funciona bem é perguntar: “como posso orar por você nessa semana?”. Algumas necessidades aparecem mais fácil assim.
3.    Quem tiver a criatividade ou a possibilidade pode até fazer algo extra: enviar um versículo, um cartão, ou ainda algo através de um “delivery”. Enfim, o mais importante é que saibamos que não estamos sozinhos nessa quarentena.

Igreja em Todo Tempo

Fique atento amanhã para uma mensagem que você receberá com essa campanha chamada “Igreja em Todo Tempo”. Para que possamos aprender melhor a ser igreja nesses tempos diferentes, precisamos nos conhecer mais. Assim, será essencial a sua participação nesse esforço de melhorar a comunicação, começando com uma atualização dos dados pessoais. Por favor, não deixe de responder!
 

Pílulas missionárias

Notícias do Claudio e Rosana Pita, do Lar Nefesh:

“Olá queridos irmãos, graça e paz!
Amados, nesse momento difícil que estamos vivendo com essa pandemia, o Lar Nefesh continua funcionando normalmente, assistindo diariamente as crianças acolhidas e suas respectivas famílias, principalmente nesse momento em que não podem ter o contato físico. Para manter o vínculo afetivo com os familiares as crianças falam com suas famílias através de vídeo chamadas.
Nesse momento nosso trabalho foi ampliado para apoiar, além das crianças no Lar, mais cerca de 50 famílias de 3 comunidades carentes próximas do abrigo. Estamos distribuindo: brinquedos, roupas, calçados, cestas-básicas, e produtos de higiene pessoal!
Agradecemos ao Senhor pelas pessoas, igrejas e empresas que estão fazendo suas doações para esse trabalho com essas famílias!
Pedimos oração para que o Senhor nos ajude a continuar esse trabalho tão importante com essas vidas! 
Orem por nossa proteção, sustento e saúde.
Deus os abençoe a cada um de vocês soberanamente!”

Uma bênção

“Que você conheça o sopro de Deus em sua vida.
Que você viva uma vida que inspire a outros.
Que você transmita o que recebeu e construiu para a próxima geração, para que eles cresçam para abençoar outras pessoas!”

David Cole

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde