Palavra Pastoral IMeL Saúde 141

22 de Outubro de 2022

Esperança: corrigindo a perspectiva

Na minha infância um dos passeios familiares prediletos era a visita ao Cristo Redentor. Naquela época era possível chegar de carro bem próximo da escadaria que nos leva ao topo da montanha. À medida que subíamos era possível ampliar nosso campo de visão, a cada estágio da subida um novo panorama; a praia, a lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey Club, a sede do Flamengo. Quanto mais alto, melhor a perspectiva.

No livro do Apocalipse, o apóstolo João é convidado a subir, a estar num lugar onde ele poderia ver, com mais clareza, o momento histórico no qual ele se encontrava. Ele, apesar de preso na ilha de Patmos, foi convidado pelo Espírito a subir e olhar a história, superando as limitações que o cárcere lhe impunha. 

Ao negar-se a prestar culto ao Imperador, ele foi detido, preso, ficou impedido de desfrutar a companhia dos irmãos e irmãs, mas isso não foi impedimento para que o próprio Espírito Santo o visitasse de forma tão especial e profunda.

Também vivemos dias conturbados. Estamos cercados por notícias que nos preocupam, muitas delas se revelam, depois de algum tempo, falsas. Isso nos deixa inseguros, confusos, sem condições de lidar de forma adequada, com a realidade que nos toca viver. 

Nestes próximos domingos vamos “subir com João”, vamos “pegar uma carona” com o apóstolo nesta revelação que o Espírito Santo lhe concedeu. Passaremos pela experiência de ter nossos olhos abertos, de tal forma que nos seja possível uma correção de perspectiva, uma correção baseada na esperança. Uma esperança que não nos confunde, nem decepciona (Romanos 5.5). Uma correção que nos permita viver o desafio do tempo presente, um tempo cheio de limitações, mas que não pode impedir de sermos visitados pelo Senhor através de sua Palavra. 

A correção de perspectiva que nos oferece o Espírito enche nosso coração de esperança, seja numa prisão (como foi com João em Patmos), seja na guerra de narrativas que vivemos em nossos dias. 

Somos o povo da Esperança, da esperança que deve ser vivida e compartilhada por nós, a igreja de Jesus Cristo, o Alfa e o ômega, o Senhor da História.

Ziel Machado