Palavra Pastoral IMeL Saúde 138

1 de Outubro de 2022

Com a idade, a perspectiva e a esperança

Hoje é o dia internacional do idoso, e amanhã temos eleições. Mas por que menciono ambas? Teriam alguma relação? Tenho visto muita gente ansiosa com os resultados das eleições amanhã. Seja por um temor de que o seu candidato(a) não seja eleito, seja pela ansiedade de que aquele de sua preferência seja o escolhido e que assim tudo saia bem, ao menos de acordo com suas expectativas. Interessante que as ansiedades revelam, no melhor dos casos, algo sobre nossos medos e, no pior, algo sobre onde colocamos a nossa confiança.

E o que os cabelos brancos, dos muitos anos vividos, poderiam nos ensinar? Que algumas mudanças às vezes levam muito tempo, que são lentas, e que sementes que semeamos hoje podem na verdade levar muitos anos para gerar frutos e transformações da realidade ao nosso redor. Também nos ensinam que não podemos desanimar ou desistir, mesmo que sejam apenas nossos filhos ou netos os que vejam e experimentem os frutos de algo que com perseverança plantamos hoje. Lembrando que plantar algo não se dá apenas no dia da eleição, mas a cada dia, em uma presença cidadã no mundo que honre ao Senhor, em nossos pequenos atos de obediência.

Lemos em Isaías 46:4: “Serei o seu Deus por toda a sua vida, até que seus cabelos fiquem brancos. Eu os criei e cuidarei de vocês, eu os carregarei e os salvarei”. Que bonito isso de que o Senhor é o nosso Deus por toda a nossa vida. Para que então ficar ansioso/a com o dia de hoje? Claro, faremos o melhor que pudermos a cada dia, mas nossa confiança e esperança sempre bem colocadas no Senhor da história. Se te parece difícil, ore por mais paciência, por perseverança, por fidelidade no longo prazo. Esse é sempre um melhor caminho.

Ricardo Borges