Palavra Pastoral IMeL Saúde 81

4 de Setembro de 2021

Tomo a liberdade de trazer um relato pessoal nessa semana. Aqui é Ricardo quem lhes escreve. Como sabem, recentemente moramos por um breve tempo na Ucrânia. Vimos de perto como o nacionalismo russo usava um discurso religioso, táticas massivas de desinformação e ataques aos processos eleitorais para atingir seus objetivos.

Já tomaram a Criméia e parte do leste da Ucrânia. Curiosamente, a extrema-direita de várias partes do mundo apoia Putin em seus avanços. Civis de diferentes países se armam e lutam ao lado dos russos. Eles costumam culpar os judeus e os homossexuais da Ucrânia pela suposta decadência do país que desejam ocupar. Não é demais dizer que nem judeus nem homossexuais são “culpados” nesse conflito, mas usados pela propaganda russa. Os reais interesses? Poder, gás, expansão territorial, aniquilar a oposição. Em nome de Deus e da grande pátria.

Aqui na igreja dizemos: votem sempre com sua consciência, seja à direita, à esquerda, no centro, na terceira ou quarta vias. Mas por favor estejam atentos ao uso que alguns buscam fazer da fé para seus próprios interesses e projetos de poder. A mistura entre Deus, bandeira nacional e governantes do momento costuma ser perigosa, vide o que conhecemos da história do mundo. Certos momentos requerem ainda mais discernimento e prudência. Esse é um desses momentos.

Oração

Oremos nessa semana pedindo ao Senhor sabedoria:

Somente Deus conhece o caminho para a sabedoria;
ele sabe onde encontrá-la.
Pois ele enxerga toda a terra;
vê tudo que há debaixo do céu.
Determina a força dos ventos
e o volume das águas.
Fez as leis para controlar a chuva
e definiu o caminho dos relâmpagos.
Então viu a sabedoria e a avaliou;
em seu lugar a pôs e cuidadosamente a examinou.
É isto que ele diz a toda a humanidade:
‘O temor do Senhor é a verdadeira sabedoria;
afastar-se do mal é o verdadeiro entendimento’.

Jó 28:23-28

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde