Palavra Pastoral IMeL Saúde 61

1 de Maio de 2021

Como lidar com as mortes, com o luto, com as saudades, com a desinformação perigosa, com o negacionismo que mata? Ainda com a insanidade que parece ter crescido, como se isso fosse possível, alcançando pessoas comuns ou aqueles que têm o poder para tomar decisões em nosso país. Como bem expressou uma irmã querida em suas redes sociais essa semana, cansa muito e não conseguimos encontrar as respostas. Ela nos deu uma pista ali, talvez precisemos nos abraçar mais, mesmo que virtualmente, para chorar juntos.

No calendário cristão estamos nessa época entre a ressurreição e o pentecostes. Entre a vitória de Cristo sobre a morte, abrindo-nos o caminho para a vida, e o cumprimento da promessa da chegada do Espírito. Esse que vem com poder sobre nós, não para benefício próprio, ainda que o seu consolo seja algo que necessitemos muito, mas com o principal propósito de que possamos dar testemunho de Cristo e da vida que ele nos oferece a todas as pessoas em todos os lugares.

Quem sabe aí esteja um bom desafio. No cansaço, digamos que é fácil “virar a chave” e pensar apenas em nossa própria necessidade. Aliás, algo muito legítimo. Por outro lado, o convite que Jesus nos faz é o de olhar a multidão faminta ao nosso redor. E como os há, literalmente e espiritualmente. Assim, nossa oração poderia ser: “consola-me, Senhor, mas também dá-me a graça de consolar os que estão abatidos”. Juntos, em Cristo, chorando, abraçados, com esperança, solidários, atravessaremos essa longa noite.

Como orar

Recomendamos que nessa semana cada um de nós possa orar seguindo essas breves verdades a respeito de Deus:

O Senhor é bom.
O seu amor é eterno.
A sua misericórdia dura para sempre.

Você pode repeti-las ao levantar e ao dormir, meditar nelas, deixa-las que elas te consolem e te guiem em tua oração e intercessão por outros.

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde