Palavra Pastoral IMeL Saúde 56

27 de Março de 2021

Nas horas difíceis, reafirmar os laços mais importantes com pessoas queridas, proteger o coração, resgatar a importância do silêncio e da meditação, ouvir a suave voz de Deus na Palavra, levar tudo a ele, descansando no Senhor. Quando entramos na semana da Páscoa, recordar que Cristo sabe o que é o sofrimento, que se doou por nós, que já venceu a morte e nos abriu o caminho para a vida!

Às vezes o silêncio nessas horas pode ser importante, aliado à intercessão constante, porque nesses tempos estranhos, mesmo o que se diz ou o que se faz pensando no bem comum, no bem de nosso próximo, pode ser mal visto ou mal interpretado. Significa que deixaremos de fazer o bem? Não, somos chamados por Deus a perseverar no bem, como nessa exortação de Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem”, acrescentando que “no momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos” (Gálatas 6:9).

Por outro lado, há os que simplesmente não querem ouvir, embriagados ou cegados em suas idolatrias, ideológicas, políticas ou de si próprios. Lembrem-se que um embriagado ou um idólatra não se reconhece assim. Sugerimos que às vezes o melhor é se calar, orar, e seguir fazendo o bem. Nossa recompensa não será a de ganhar um argumento, e sim a de desfrutar da paz e da presença do Senhor, perseverando no que é correto. Ele venceu a morte! Celebremos.

Semana da Páscoa

Durante essa semana queremos animar a toda a comunidade a refletir, orar e celebrar a vitória de Cristo sobre a morte. Nós o faremos juntos, da seguinte maneira.

Entre segunda e sábado dessa semana, cada dia leremos juntos um capítulo do evangelho de Marcos da jornada de Jesus a Jerusalém para sua paixão, morte e ressurreição. Siga o plano de leitura que aparece na imagem que compartilhamos.

Na quarta-feira, das 20hs às 21hs, teremos um tempo de oração juntos, via Zoom, em especial orando por nosso país nesse momento difícil.

Na Sexta-feira Santa, das 20hs às 21hs, teremos outra celebração, via Zoom, recordando o que Jesus fez por nós na cruz.

No domingo de Páscoa, na hora da transmissão do culto, as crianças de todas as faixas etárias terão uma celebração especial de Páscoa. As informações serão repassadas no grupo dos familiares. Se você deseja participar e não está nestes grupos, escreva para Giovanna: infancia@imelsaude.org.br.

Também no domingo de Páscoa, logo após a transmissão normal do culto via YouTube, teremos a celebração da Ceia do Senhor, via Zoom, concluindo essa semana especial da Páscoa juntos.

Não há necessidade de inscrição prévia. O link para as reuniões do Zoom foi enviado pelo WhatsApp.

Anexo: Leituras para a semana da Páscoa 2021

Para meditar

Medite nessa semana sobre a ressurreição.

A ressurreição de Jesus em um corpo ressuscitado nos mostra algo importante sobre essa nossa esperança: ela é concreta, não apenas simbólica ou espiritualizada. Fleming Rutledge tem uma reflexão bonita sobre isso:

”Corpos são importantes. Rostos são importantes. Queremos segurar uma mão calorosa, queremos ver um sorriso amado.”

Na esperança de que logo voltaremos a fazê-lo.

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde