Palavra Pastoral IMeL Saúde 134

3 de Setembro de 2022

Nesses dias, somos convidados a refletir e a nos envolver com a missão de Deus no mundo. Primeiro, é bom recordar que a missão é de Deus, sendo que a nossa parte é esse imenso privilégio de poder colaborar com o Senhor em sua obra de reconciliação de todas as coisas em Cristo e por Cristo. Assim perguntamos onde Deus já está agindo e onde ainda deseja atuar. E nos juntamos ao seu agir, com os dons que ele nos dá, tendo o mesmo coração e atitude do Senhor, levando sua vida e luz onde mais se necessita.

Assim, abrimos os nossos olhos para o que acontece perto e longe. Vemos, nos compadecemos, e agimos motivados pelo amor do Senhor. A intercessão faz parte dessa conexão com Deus em sua missão. Por isso uma das tarefas que compartilhamos com os grupos pequenos foi a de escolher um país, buscar mais notícias sobre o que acontece ali, e orar por essa nação em seu grupo. Quando oramos, cresce em nós a empatia, um olhar e agir como o de Deus em sua missão de reconciliação no mundo.

Cada um de nós é parte dessa missão. Tanto os missionários ou projetos missionários apoiados pela igreja (já escolheram um, a segunda tarefa entregue aos grupos pequenos, para orar e entrar em contato com eles?), como o somos também cada um de nós em todos os caminhos por onde o Senhor nos leva, na família, entre os amigos, na escola, no trabalho, em todos os lugares e situações em que Deus nos conduz. O Senhor decidiu em seus desígnios que esse será o seu método: uma igreja santa (não corrompida pelos poderes desse mundo), que ama e serve ao Senhor (e não aos ídolos desse mundo), que atua em missão, a missão de Deus, para transformar as vidas das pessoas e o mundo ao nosso redor. Um privilégio, não é mesmo? Mas também uma grande responsabilidade. Nossa oração é que Deus nos ajude a entender e a viver a missão de Deus com a devida seriedade e diligência.

Ricardo Borges