Palavra Pastoral IMeL Saúde 86

9 de Outubro de 2021

Temos mais fé quando abundamos em certeza ou quando duvidamos? Por incrível que pareça, biblicamente a resposta pode ser diferente da que imaginamos. Na Palavra de Deus, a fé tem a ver com três aspectos: a crença (o que conhecemos), a confiança (como nos relacionamos) e a fidelidade (se seguimos, se obedecemos, ou não). Assim, queremos sugerir que a certeza muitas vezes se torna inimiga da fé.

Essa certeza que tem a ver com confiar na própria fé, ou pior, em nós mesmos, não nos ajuda. Muito melhor quando ela é baseada naquele que conhecemos, de quem recebemos o dom da fé. Por isso, por causa do Senhor, caminhamos em fé confiando não em nós nem em nossas certezas, mas naquele a quem cada dia conhecemos mais, na sua Palavra, em uma jornada de relação íntima, pessoal. Ao final, damos evidência dessa fé ao segui-lo, não porque já sabemos tudo nem porque controlamos todas as circunstâncias. A fé se faz mais forte e cresce justamente quanto mais incertos e inseguros estamos.

Uma autora descreve esse caminho da seguinte maneira: “nós podemos crescer em fé somente quando reconhecemos que nossa fé é imperfeita” (Karen Swallow Prior). Não na complacência de nossa própria segurança, nem no consolo enganoso de nossas falsas certezas. As virtudes que vêm da fé na verdade aparecerão mais quando, talvez paradoxalmente, mais vulneráveis nos reconhecemos e assim mais dependemos de Deus. Bem-aventurados os inseguros e temerosos, quando conhecem, confiam e seguem o único que pode dar-nos a fé, que nos ajuda a nela crescer, e assim nos conduz pelo caminho que gera vida. Deixemos as falsas certezas. Abracemos a fé que ele graciosamente nos oferece.

Para orar

Oremos nessa semana sobre como podemos crescer em nossa fé.

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos”.
2 Pedro 1:5-8

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde