Palavra Pastoral IMeL Saúde 50

13 de Fevereiro de 2021

Você já deve ter ouvido algumas vezes a pergunta se seremos pessoas melhores ou um mundo mais justo depois dessa pandemia. Normalmente a pergunta traz consigo algo implícito, a de que em momentos de crises e dificuldades aprendemos algo, progredimos. Será mesmo?

Talvez seja bom reconhecer que uma crise não provoca necessariamente uma mudança para o pior ou para o melhor. Você já passou por aquela situação de um acidente de trânsito e o conflito que surge logo após o acidente? Normalmente, serão as pessoas mais serenas, mais centradas, que tomarão as melhores atitudes no momento da crise. E alguém desgastado, frustrado por outras razões, já no limite, é quem agirá de maneira ainda mais agressiva e perigosa na situação dada.

De certa maneira, a pandemia revela as nossas desigualdades globais, aquelas gritantes em nosso mundo hoje. Viram quão poucas vacinas, ou quase nenhuma, foram aplicadas até agora em todo o continente africano? Em qualquer mundo minimamente justo, isso seria um escândalo. Nesse que nos cabe viver, por que não falamos disso como deveríamos?

A pandemia, ou qualquer crise, só revela na verdade quem somos. Não uso máscaras porque prezo mais a minha liberdade do que o bem do próximo? Acredito que já era assim antes. Busca meios de furar a fila da vacina? Quantas outras filas já não furou antes? Preocupa-se apenas com o seu meio de vida e não com o sustento de quem perdeu o que tinha? Talvez esse egoísmo e indiferença já estavam lá antes.

Seremos melhores depois disso tudo? Pode ser. Mas é de uma transformação profunda que precisamos, daquelas que só Deus pode fazer em nossa vida e em nossas comunidades. Esperar que a pandemia faça sozinha essa mudança em nós seria um erro, um que não podemos nos dar ao luxo de cometê-lo.
 

Uma oração

Nessa semana, oremos junto com o profeta Isaías:

”Os tolos dizem tolices
e planejam o mal.
Praticam a perversidade
e espalham falsos ensinamentos a respeito do Senhor.
Negam comida aos famintos
e não dão água aos sedentos.
As artimanhas dessa gente sem caráter são perversas;
tramam planos maldosos
e mentem para condenar os pobres,
mesmo quando a causa dos pobres é justa.
Os generosos, porém, planejam fazer o que é generoso
e permanecem firmes em sua generosidade”

Isaías 32:6-8

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde