Palavra Pastoral IMeL Saúde 214

6 de Abril de 2024

O batismo cristão: o que, e de quem, somos então?

Nesta semana iniciamos os estudos para o batismo. Para mim é sempre motivo de muita alegria participar destes grupos de estudo bíblico, que tem por objetivo: ajudar a cada participante a entender a natureza e o significado do batismo cristão.

De uma forma profunda, participar destes encontros, nos conecta com uma antiga tradição da igreja, iniciada por Jesus e delegada por ele, quanto disse aos seus discípulos: "Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada.19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.20 Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Muitos anos se passaram e a igreja segue tendo o privilégio de obedecer às ordenanças deixadas por Jesus Cristo. Faça o seguinte exercício; leia em voz alta estas palavras de Jesus e pense em nossa igreja local, a Imel-Saúde:

a) Que aspectos do texto você identifica na vida de nossa comunidade?
b) Estamos envolvidos no compromisso de fazer discípulos?
c) Este compromisso tem nos levado a cooperar com o esforço de ver o Evangelho sendo proclamado em todas as nações?
d) Como igreja, seguimos batizando as pessoas que desejam seguir a Jesus Cristo?
e) No nome de quem as pessoas são batizadas em nossa igreja?
f) Como igreja temos nos dedicado a ensinar, a cada novo discípulo,  a obedecer tudo aquilo que Jesus nos ensinou, por meio de seus apóstolos, por meio do ensino bíblico?
g) A cada domingo, a cada dia da semana, temos celebrado a presença de Jesus Cristo, que afirmou que estaria conosco, até o fim dos tempos?
h) Como este compromisso, feito por Jesus, de estar conosco sempre, se manifesta ou afeta o nosso dia a dia? 
Você O percebe em cada e toda situação de vida?
i) Você diria que como parte desta igreja, você está comprometido, e participando deste esforço de fazer discípulos de todas as nações? Se sim, como isto se evidencia? Se não, por que ainda não? Necessita de alguma ajuda para saber como participar?

O batismo é parte da resposta sobre o que somos, e de quem somos. Como nos diz o apóstolo Paulo: “ Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. E agora que pertencem a Cristo, são verdadeiros filhos de Abraão, herdeiros dele segundo a promessa de Deus. Gálatas 3: 26-29

Como o batismo cristão que você experimentou tem nutrido a tua vocação cristã? De que forma o batismo cristão tem sido uma base confiante de tua pertença a Cristo? 

Enquanto você medita sobre estas várias questões, ore por aqueles que neste período estão se preparando para o batismo.

Um forte abraço

 Ziel Machado