Palavra Pastoral IMeL Saúde 160

18 de Março de 2023

O que é o evangelho

Quem está na igreja há muito tempo se acostumou a traduzir o evangelho como “boa notícia”. E é mesmo, excelente notícia. Mas podemos dizer também que de uma certa maneira o evangelho de Cristo é “má notícia” para aqueles que insistem em viver a vida à sua maneira, exercendo suas vontades e seu poder para dominar e abusar dos mais vulneráveis ao seu redor. A ira e o juízo de Deus não seriam agradáveis notícias para os poderosos. Ainda assim, quando vemos que a ira e a misericórdia, o juízo e a graça, costumam sempre andar de mãos dadas nas Escrituras, entendemos que até mesmo o juízo de Deus pode e deve ser visto por uma boa perspectiva: uma ação graciosa de Deus para nos levar ao arrependimento.

Nesse domingo vamos refletir uma vez mais sobre o que é o evangelho, e de uma certa maneira também sobre o que não é. Ou seja, não é uma fórmula, nem um bilhete que se compra magicamente para ir ao céu. Não é nada que nós mesmos fazemos, como se dependesse de nosso comportamento ou méritos. Tampouco depende de nossa capacidade humana de saber enunciar conceitos corretos acerca de Deus. Graças a Deus que depende apenas daquela cruz vazia que vemos no altar todos os domingos.

O evangelho é algo que recebemos, também é um processo em nossas vidas (leva tempo para crescer raízes e para produzir frutos), é algo que reorienta a maneira como vivemos e nos dá novas lentes para ver tudo o mais ao nosso redor. O evangelho nos transforma e nos leva a ser agentes dessa transformação por onde o Senhor nos conduz. É esperança, é vida, tanto vida verdadeira e abundante hoje como esperança para vida plena no futuro. Quem não quer esse evangelho, mesmo quando a princípio parece nos incomodar e nos confrontar? Recebamos e compartilhemos esse evangelho, porque é vida, porque é o evangelho de Cristo.

Ricardo Borges