Palavra Pastoral IMeL Saúde 162

1 de Abril de 2023

O Espírito Santo

Nesse mês de abril teremos uma série de pregações sobre o Espírito Santo. No domingo da Páscoa, o foco será na ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Já nos outros quatro domingos de abril, começando com esse primeiro domingo, focaremos: na pessoa do Espírito Santo, depois nos dons dados graciosamente pelo Espírito Santo, a terceira mensagem sobre o poder do Espírito Santo na missão da igreja ao viver e proclamar o evangelho, e por último veremos juntos sobre o poder do Espírito Santo em nossas lutas espirituais.

Bom recordar que quando falamos do Espírito de Deus entramos em terreno sagrado, de coisas que às vezes não compreendemos bem e que estão fora de nosso controle. A Bíblia nos apresenta o Espírito como presença, poder, fogo, vento, palavra e pessoa. Ele já estava presente no princípio de todas as coisas, quando o Espírito pairava sobre as águas da criação, esteve presente em tantos momentos da história do povo, veio muito tempo depois sobre Jesus para confirmar publicamente quem era o Messias esperado. Depois, com o Cristo ressuscitado, o Espírito prometido veio sobre todos os crentes, judeus e gentios, homens e mulheres, para que com poder pudessem testemunhar dessa nova vida em Cristo a todas as pessoas por onde o Senhor os levasse.

O Espírito de Deus se experimenta, não se explica, ou ao menos não se explica completamente em nossos próprios termos humanos. O Espírito é pessoal, profundamente relacional, ou seja, não é tão somente uma força nem algo impessoal. O Espírito é missionário, porque quando ele vem com poder sobre nós, é justamente para que essa vida que ele nos oferece possa chegar a todos. Vem, Espírito Santo! Enche-nos, Espírito de Deus e produz em nós a obra de transformação, verdade e vida que está em teu coração. 

Ricardo Borges