Palavra Pastoral IMeL Saúde 133

27 de Agosto de 2022

O que te faz pensar que estarás  vivo amanhã ?

Foi com está pergunta, feita precisamente há 41 anos, que fui conduzido a uma revisão vocacional.

Tudo aconteceu num encontro para jovens solteiros, onde o preletor, após dividir a audiência em pequenos grupos, que ele chamou de "botes", informou que estes botes estavam indo a pique e que só  existia uma bóia salva vidas para cada bote. Nós deveríamos, de forma anônima,  escrever em um pedaço de papel a razão principal do porque, cada um, deveria receber a bóia. As razões deveriam ser escritas, colocadas numa pequena caixa e enviadas para o grupo ao lado. Naquele outro "bote", cada justificativa seria analisada.

As razões foram avaliadas, um grupo de razões foram aceitas. Em seguida o preletor passou a ler cada uma das razões aprovadas, e as pessoas  salvas,  deveriam dar um passo a frente. Entre os "salvos"; estava eu.

Alinhados, na frente  de  todos, eu era o mais novo do grupo. Ele viu o meu riso moleque,  se aproximou e iniciou o diálogo:
- esta é a razão  pela qual sua vida deve ser preservada?
- sim (respondi sorrindo)
- que relação existe entre sua razão  apresentada para viver com a forma como você vive hoje?
- nenhuma (respondi, depois que  o sorriso me abandonou)
- O que te faz pensar que estarás  vivo amanhã ?

Seguiu-se um profundo silêncio  na sala,  e sua afirmação quebrou, não somente o silêncio, quebrou minha ilusão , a maneira infantil de ver e viver minha vida.

" Se esta é a razão pela qual você  deseja viver, viva por ela agora!"

Naquele dia, o rumo de minha vida mudou, encontrei minha vocação. 

Assim, Osmar Ludovico, se tornou mestre, mentor, amigo.

Deixo com você esta pergunta:  que relação existe entre a maneira como você vive hoje, com a razão pela qual você deseja viver?

 Ziel Machado