Palavra Pastoral IMeL Saúde 170

27 de Maio de 2023

Domingo de Pentecostes

Leitura sugerida: Atos 2.1-11

Neste domingo celebramos Pentecostes. Assim como a entrega da Lei aos israelitas marcou o nascimento da nação de Israel, o Pentecostes celebra este especial derramamento do Espírito Santo que marca o nascimento da Igreja. É pela obra do Espírito Santo que Deus se envolve de forma pessoal e atua na vida do cristão. Sem o Espírito Santo o discipulado cristão é impossível. Não podemos entender a verdade sem o Espírito Santo, pois ele é o Espírito da verdade. Sem a ação do Espírito não podemos experimentar a comunhão e a unidade, não podemos ter o caráter de Jesus Cristo, nem proclamar a Cristo. 

Deus cumpriu sua promessa e nos enviou seu Espírito. Ele desceu sobre Jesus, em seu batismo, o que tornou o seu ministério cheio do Espírito Santo, guiado e fortalecido pelo Espírito. Este mesmo Espírito veio, e vem, sobre nós para nos permitir uma vida cristã plena do Espírito Santo, o que nos capacita para a missão de fazer o nome de Jesus Cristo conhecido e crido por todos. 

Pentecostes é um especial tempo para que reconheçamos a Igreja, a necessidade de pertencer ao corpo de Cristo, a necessidade que temos uns dos outros. O evangelista Lucas nos diz que “...a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos” (Atos 2:47).  Esta ênfase no fato de que eram salvos qualifica o crescimento. Salvos, não necessariamente maduros.

Isso nos alerta para a dimensão do desafio que esta nova vida comunitária representa.  Jesus não os acrescentava na igreja sem salvá-los (no começo não havia cristãos nominais, ser cristão implicava em risco de martírio), nem os salvou sem acrescentá-los à igreja (não havia a categoria solitária de desigrejados). A igreja tem o potencial e o chamado para revelar ao mundo uma outra forma de viver. Nas palavras do pastor Arzemiro Hoffman lemos que:
“...a igreja, agraciada com as primícias da nova criação, tem a responsabilidade de protagonizar a experiência evangélica de ser nova criatura no âmbito pessoal, comunitário e citadino, colocando-se a serviço dos projetos de vida. Não basta a igreja estar presente na cidade. Ela é depositária do testemunho da restauração da humanidade recriada em Cristo. Suas propostas, seus projetos e ações comunitárias devem trazer consigo a esperança pela transformação da cidade. A fé evangélica tem esse compromisso por causa do Reino de Deus...A missão urbana é um protesto contra a ruína da cidade civilizada que experimentamos. Ela busca uma visão espiritual capaz de abranger todo o conselho de Deus, contextualizado ao caos urbano”. 

Oração
Ó Deus, que no dia de Pentecostes, ensinaste os fiéis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Ziel Machado