Palavra Pastoral IMeL Saúde 125

2 de Julho de 2022

Neste domingo estudaremos juntos a passagem em que Moisés compartilha com Jetro (seu sogro) o que Deus tem feito na vida do povo de Israel e a reação de Jetro em reconhecer o Deus verdadeiro, prestar adoração e dar conselhos práticos para Moisés.

Como parte da adoração, eles tomam uma refeição juntos.  Nós também como comunidade iremos tomar uma refeição juntos, celebrando a ceia do Senhor.

Compartilho aqui um trecho do livro: Rediscovering Church (Redescobrindo a Igreja) escrito por Collin Hansen e Jonathan Leeman.

“A Ceia do Senhor é uma refeição familiar entre os cristãos.  Em certo sentido, ser membro do corpo de Cristo significa membresia na mesa do Senhor, pois através da Ceia reconhecemos uns aos outros como cristãos. Paulo menciona: E, embora sejamos muitos, todos comemos do mesmo pão, mostrando que somos um só corpo. I Coríntios 10:17. Participando no mesmo pão, significa que somos parte do mesmo corpo. A Ceia do Senhor é a refeição da igreja em que a comunidade como um todo afirma uns aos outros a membresia no corpo de Cristo.  Muitas vezes cristãos tratam das ordenanças de forma individual: a prática do batismo e a Ceia em casa, em um acampamento ou em uma viagem.  Permanecendo em casa durante a pandemia da COVID 19 reforçou esta ideia.  Certamente o Novo Testamento não restringe o batismo a uma igreja, por exemplo, vemos Felipe batizando o eunuco Etíope (Atos 8:26-40). Missionários penetrando novos povos praticam o batismo fora do contexto de uma igreja local.  Contudo, a prática normal é celebrar as duas ordenanças, (batismo e Ceia) dentro do contexto de uma igreja local, sendo supervisionado por ela, como foi o caso em que três mil foram batizados na igreja de Jerusalém (Atos 2:41). Da mesma forma, Paulo nos alerta em I Coríntios 11:29 a participarmos da Ceia dentro da ideia de honrar o corpo como parte da igreja local. No mesmo capítulo, verso 33, ele nos orienta a esperarmos uns pelos outros, deixando claro ser uma atividade coletiva.  A Ceia do Senhor não é uma atividade individual e sim uma refeição em família.”

Assim, convidamos a todos aqueles que fazem parte do corpo de Cristo a participarem da Ceia, na medida do possível, presencialmente.

Daniel Nakano