Palavra Pastoral IMeL Saúde 109

19 de Março de 2022

Voltando para casa

Nesse domingo, o título da mensagem é “Eu os trarei para casa”, baseado em Jeremias 30. Interessante como essas “coincidências” nos levam a refletir em temas importantes, seja quanto à vida de nossa igreja, seja quanto às tristes notícias de refugiados que vemos nesses dias. Voltar para casa passa a ter um significado especial, diferente, ao qual podemos nos aproximar desde diferentes ângulos e perspectivas.

De uma certa maneira, todos desejamos retornar para aquele lugar onde nos sentimos em casa: acolhidos, reconciliados, em paz, naquilo que nos é mais familiar, onde experimentamos a presença e o amor de Deus. O lugar de acolhimento, paz e justiça com frequência é exatamente aquele com o qual nos identificamos emocionalmente como sendo a nossa casa. Onde somos amados, respeitados, e onde podemos florescer na riqueza dos dons que Deus nos deu, na beleza da dignidade que encontramos através do Criador que nos fez e nos ama. Por isso “casa” é algo subjetivo para muita gente. Pode ser um lugar distante, atravessando fronteiras, mas é onde somos acolhidos e amados.

Isso nos faz refletir que a nossa igreja, a nossa comunidade, pode sim ser um espaço que é identificado por muitos como “casa”. Claro, precisamos estar atentos às maneiras que Deus deseja nos usar para abençoar, acolher, para crescer juntos na Palavra, para que nos ajudemos uns aos outros para que possamos florescer no chamado de Deus e na vida com bons propósitos que Deus tem para nós. E a descobrimos ouvindo juntos a voz de Deus, discernindo, obedecendo ao Senhor, corrigindo nossas rotas e caminhos. Voltar para casa é algo especial. Que nossa igreja seja uma casa que abençoe a muitos.

Ricardo Borges