Palavra Pastoral IMeL Saúde 100

15 de Janeiro de 2022

Nessa semana, tivemos que tomar essa decisão difícil de suspender a participação presencial nos cultos por algumas semanas, até o final de fevereiro. Desde o começo da pandemia nos guiamos em nossa comunidade pelos princípios da cautela e do cuidado mútuo, pensando no bem de todos. Se vamos errar em algo, é preferível que erremos pelo lado da prevenção, observando o princípio de que o mais importante é o bem comum, em especial dos mais vulneráveis, e de todos em nossa sociedade.

Nossa fé nos leva a agir assim. Cremos que não devemos usar um argumento enganoso de “liberdade” quando na verdade isso nos leva a colocar em risco as vidas de outras pessoas. Insistimos no que temos dito desde o princípio: o cuidado com as medidas sanitárias recomendadas pela boa ciência, o uso de máscaras e as vacinas. Deus nos deu inteligência e devemos saber usá-la, ainda mais em uma época de muita desinformação, seja por ignorância, seja por interesses escusos.

Assim, um recuo breve se faz agora necessário. Cremos que as vacinas têm cumprido seu papel importante de proteger-nos em um momento em que os casos abundam. Seguiremos avaliando de perto a situação, com a ajuda de uma equipe técnica, seguindo esses critérios seguros para cada etapa, como tem sido com os passos e as medidas que tomamos até agora em nosso retorno.
 
Há uma canção feita a partir de uma das últimas cartas que Bonhoeffer escreveu antes de ser morto na prisão nazista ao final da Segunda Guerra. Um trecho diz assim:

Por gentis poderes amorosamente cercados,
com paciência suportaremos, que venha o que vier.
Deus está conosco à noite e de manhã.
e certamente em todos os dias futuros.

As preocupações do ano velho ainda nos atormentam.
Ainda estamos atormentados por longos e perversos dias.
Oh Senhor, dê às nossas almas amedrontadas a cura
Que o Senhor nos traz de diferentes maneiras.

Que o Senhor nos alimente a esperança nesses dias, confiando nele para dias melhores.

Kodo, Ziel e Ricardo