Palavra Pastoral IMeL Saúde 83

18 de Setembro de 2021

Quando buscamos servir e abençoar a outros, com frequência experimentamos uma misteriosa mas especial maneira de Deus agir em nossas vidas. Muitas vezes, a hospitalidade ao outro se converte em uma experiência em que o hóspede se torna o anfitrião e nos abençoa profusamente. Na verdade, isso não deveria nos surpreender. Quando chegamos a algum lugar para fazer algo ou para servir a alguém, deveríamos sempre nos lembrar que Deus já chegou ali antes de nós.

O líder de um ministério que atua nas ruas de Londres com população em situação de rua, com migrantes que lutam por sua sobrevivência e por uma vida mais digna, nos desafia: “a maior pobreza é acreditar que não se pode ajudar outro, e é uma verdade real que aqueles que acreditam ter menos de fato, muitas vezes têm a graça de dar mais”. Os que parecem ter menos são aqueles que com frequência mais generosamente dão, abençoando aqueles que antes pensavam ter o poder e capacidade de ofertar algo.

Quem de fato está dando e quem está recebendo algo? No corpo de Cristo, estas distinções se diluem, porque a fonte de todas as bênçãos, de todos os dons, é tão somente uma, como bem nos lembra Tiago (1:17): “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”. Assim, nos lembramos que pela fé somos todos parte de um só corpo, o corpo de Cristo, onde não buscamos realçar cada um sua própria importância, antes valorizamos a maneira como Cristo nos abençoa através daquele que está em frente de mim.

Para meditar

Meditemos sobre a letra dessa canção em que o autor imaginou como Jesus vem até nós para nos abençoar de diferentes maneiras.

Eu venho como um mendigo
Com um presente em minhas mãos.
Pelos famintos, eu os alimentarei,
Pelos pobres, eu os torno ricos,
Pelo quebrado, eu o consertarei,
Diga-me, qual deles é qual?
Eu venho como um prisioneiro
Para lhe trazer uma chave.
A necessidade de outro
É o presente que eu trago,
Leve o vinho que eu lhe trago
e o pão que eu parto.
Pelos famintos eu os alimentarei...

Sydney Carter

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde