Palavra Pastoral IMeL Saúde 73

24 de Julho de 2021

Um membro da igreja nos fez uma pergunta essa semana sobre os anjos. Primeiro, um reconhecimento de nossa parte. De fato, parece que não falamos muito sobre essa realidade espiritual que permeia nossa existência. Ainda assim, cremos que ela existe, que não é uma fantasia. Talvez sejamos influenciados negativamente pela representação dos anjos na cultura clássica, por outro lado também na cultura popular, e assim acabamos involuntariamente deixando a verdade mais profunda de lado ao rejeitar (corretamente) as más representações que são tão comuns. Como voltar à verdade bíblica sobre o assunto?

Os anjos não devem ser vistos ou percebidos por essas lentes errôneas, que são muitas: românticos, fofinhos, voluptuosos ou “amuletos” que usamos para a nossa proteção. Na verdade, confiar em uma realidade espiritual que não podemos ver é exatamente o contrário da falsa sensação de controle que temos. Quando cremos que há anjos, reconhecemos um mistério, um poder, os mensageiros solenes a serviço do Rei, algo que vai muito além do nosso controle. Aliás, é exatamente esse o ponto quando pedimos que os anjos do Senhor nos protejam: não está em nossas mãos, devemos confiar no Deus amoroso que envia seus anjos para cuidar dos seus.

Às vezes nos perguntam então se devemos ter medo dessa realidade espiritual que permeia o mundo. Quem tem fé em Deus não precisa ter medo nenhum. Podemos sim ter um cuidado reverente, uma consciência de que há sim poderes espirituais que se movem no mundo, para o bem e para o mal, mas sempre debaixo do poder e autoridade máximos de nosso Pai Criador de todas as coisas. Quando depositamos nossa fé e confiança em Deus, descansamos. Descansamos em suas mãos, em sua bondade, em seu amor, em sua misericórdia, também nos anjos que ele envia para acampar ao nosso redor.

Um texto e uma oração

“Se o Senhor não constrói a casa,
o trabalho dos construtores é vão.
Se o Senhor não protege a cidade,
de nada adianta guardá-la com sentinelas.
É inútil trabalhar tanto,
desde a madrugada até tarde da noite,
e se preocupar em conseguir o alimento,
pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem.”

Salmo 127:1-2

“Vigiai, Senhor, junto com aqueles que trabalham, ou estão despertos, ou choram esta noite, e dê a seus anjos o cuidado sobre aqueles que dormem. Cuida dos doentes, Senhor Cristo; dá descanso aos cansados, abençoa os que morrem, alivia os que sofrem, tem piedade dos aflitos, protege os alegres; e tudo por amor a ti. Amém.”
O Livro de Oração Comum

Fiquem todos na paz de Deus,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde