Palavra Pastoral IMeL Saúde 1

18 de Março de 2020

Nesses tempos difíceis e estranhos que estamos vivendo desejamos manter um canal de comunicação aberto com a comunidade, compartilhando alguns princípios da Palavra de Deus e convidando à intercessão mútua, onde possamos receber informação que possa ser de benefício para toda a comunidade.

Para esse propósito, disponibilizaremos pelo menos um informe escrito semanal (“Palavra Pastoral Imel Saúde”), assim como um vídeo semanal, contendo uma meditação na Palavra e um convite à adoração, para que possamos ao menos minimizar um pouco os malefícios que o distanciamento social possam causar a cada um de nós na comunidade.

O comunicado por escrito estará disponível para ser compartilhado a cada quarta-feira e o link para um vídeo estará disponível até o sábado, para que assim possamos acessá-lo em especial no domingo, que é quando imaginamos que a ausência de um culto dominical possa afetar mais a nossa comunidade.

Para meditar

Mesmo nos momentos mais difíceis do povo de Deus, quando estavam no exílio na Babilônia, cativos, oprimidos, longe de sua terra e do templo, o qual simbolizava a presença de Deus no seu meio, a Palavra que receberam de Deus através do profeta Jeremias foi a de que buscassem a paz daquele lugar:

“Trabalhem pela paz e pela prosperidade da cidade para a qual os deportei. Orem por ela ao Senhor, pois a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”
Jeremias 29:7

Eles deveriam buscar a paz (shalom). Shalom apontava para um conceito profundo de reconciliação e harmonia consigo mesmo, com o outro, com Deus e com toda a criação. Um conceito bem amplo, que inclui o bem comum. Na mesma linha do que um antigo líder da igreja cristã, ainda no século IV, dizia:

“A regra mais perfeita do cristianismo, sua definição exata, seu cume mais alto, é esta: buscar o que é para o benefício de todos.”
João Crisóstomo

Nesses dias em que governos de todo o mundo tomam medidas mais drásticas, e quando mesmo em nossa comunidade decidimos nos adiantar e restringir o convívio social, é bom lembrar o princípio bíblico. Alguns sacrifícios podem ser mais “fáceis” de serem enfrentados se recordarmos que eles são para o benefício comum, de todos, e em especial dos mais vulneráveis. Buscamos o shalom deles, e de toda a sociedade, ao tomarmos precauções extras nesses dias.

Para orar

 

  • Ore pelos profissionais da saúde, pelos de nossa igreja, e também por todos aqueles que estão na frente de batalha, na definição de políticas para o bem de todos, no atendimento e cuidado aos afetados pelo vírus. Ore também pelo sistema de saúde de nosso país, por investimentos que permitam um atendimento digno para todos.
  • Pelos profissionais que estão investigando como combater esse vírus, e também no desenvolvimento de uma vacina. Que seu conhecimento e seus esforços frutifiquem para o bem comum.
  • Para que as autoridades de nosso país tenham a serenidade de entender o desafio que está diante de nós, provendo exemplo, liderança e bons rumos para o bem de toda a população.

 

Pílulas médicas da Imel Saúde

Profissionais da saúde de nossa igreja estarão nos ajudando a combater outro mal que é comum em nossos tempos, a desinformação. Recomendamos que tenham cuidado em não passar adiante conteúdo sem que tenham a certeza da veracidade da informação. Não custa lembrar que passar algo adiante, mesmo quando somente perguntando se aquilo é verdadeiro ou não, já está alimentando a multiplicação daquela mensagem. Na dúvida, não passe a mensagem adiante.

A cada semana compartilharemos aqui algo que possa ser útil, e de fonte confiável, para que lidemos bem com essa crise. Nessa semana gostaríamos de disponibilizar esse arquivo produzido pela Organização Mundial da Saúde sobre:

“Saúde mental e considerações psicossociais durante o surto de COVID-19”

Anexo: Saúde mental e considerações psicossociais durante o surto de COVID-19

Pílulas de cuidado mútuo

Busque ligar ou mandar uma mensagem de carinho àquela outra pessoa da comunidade que pode estar sentindo-se mais afetada pela restrição no convívio social. Ou para alguém que esteja enfermo ou enferma, talvez preocupados com os tempos que vivemos. Ou simplesmente um versículo bíblico para alegrar o dia de uma pessoa querida. Há maneiras simples de buscar estar conectados, e talvez precisemos redescobri-las e valorizá-las, até que possamos voltar a dar outra vez um abraço forte e caloroso uns nos outros. Mensagens de amor e cuidado mútuo podem fazer a diferença mais do que imaginamos.

 



Caso deseje um atendimento para uma conversa pastoral, oração por alguma necessidade especial, ou talvez ainda necessite uma orientação de caráter mais técnico/médico em meio a essa crise (e para isso podemos acionar os profissionais de saúde da igreja para que nos orientem), por favor entre em contato com a secretaria da igreja ou com um dos pastores:

Secretaria da Imel Saúde – secretaria@imelsaude.org.br – 2275-4812

Bênção para essa semana

“Que você esteja disposto a traçar o caminho para o qual Deus te chama.
Que você conheça a aventura e a proteção de uma vida com Deus.
Que você esteja disposto a fazer tudo o que Deus pede de você, mesmo que você não possa entendê-lo ou não tenha controle sobre isso.”

David Cole

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores Imel Saúde