Palavra Pastoral IMeL Saúde 80

28 de Agosto de 2021

Há algo que nos preocupa no cenário evangélico brasileiro. Como é possível que pessoas de fé, que genuinamente buscam servir ao Senhor e andar em seus caminhos, ainda assim pareçam estar tão vulneráveis a cair em idolatrias expressadas em suas paixões políticas e ideológicas? Sempre repetimos que em nossa igreja deve haver o espaço para pensar e votar diferente. Isso é parte da democracia. Mas é justamente a democracia que precisamos defender de maneira inequívoca em tempos sombrios.

Se não temos sido sábios ou prudentes para perceber quando buscam manipular a nossa fé ou os nossos valores para outros fins, é preciso parar e questionar o que acontece. Ou não estamos sabendo ler bem a Bíblia, ou não estamos conseguindo discernir bem a realidade, ou ainda, o que é comum, e pior, as duas juntas. Ler mal a Palavra de Deus causa danos maiores do que imaginamos. A Bíblia nos confronta, nos chama à humildade e ao arrependimento, não ao triunfalismo que oprime o diferente. É sempre bom desconfiar das linguagens e posturas agressivas com os demais, pois elas não vêm do coração e do caráter de um Deus amoroso em missão no mundo.

Ler e discernir bem os “sinais dos tempos”, uma expressão comum na Palavra, também é virtude necessária para a igreja. Ela não tem só a ver com o futuro, com os acontecimentos dos finais dos tempos. Essa característica “profética” do povo de Deus tem a ver com entender bem a realidade, denunciando o erro e o mal onde quer que eles apareçam, anunciando a esperança e a justiça de Deus, e confiando nelas, não em nós mesmos ou em nossos projetos. Chega de idolatria. O caminho está dado: vigiar, orar, e fazer o bem.

Oração

Oremos nessa semana guiados por todo o Salmo 37. Abaixo alguns versos:

Ponha sua esperança no Senhor
e ande com firmeza pelo caminho dele.
Ele o honrará e lhe dará a terra,
e você verá os perversos serem destruídos.
Vi pessoas más e cruéis
florescerem como árvores em solo nativo.
Mas, quando voltei a olhar, tinham desaparecido;
procurei por elas, mas não as encontrei.
Observe os que são íntegros e justos;
um futuro maravilhoso espera os que amam a paz.

Salmo 37:8-11

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde