Palavra Pastoral IMeL Saúde 84

25 de Setembro de 2021

Você sabia que “Ubuntu” é muito mais do que um sistema operacional baseado no Linux? Ele é um conceito comum na África, que afirma que a nossa humanidade não depende apenas do direito ou liberdade do indivíduo, mas que nossa dignidade e valor estão ligadas à maneira como decidimos viver em comunidade. Assim, uma visão puramente individualista levantaria suspeitas, já a vida em comunidade, baseada em relacionamentos saudáveis, cuidado mútuo e bem comum, aponta a uma prioridade mais alta.

Um irmão na África nos apresenta isso da seguinte maneira: “Eu sou humano porque eu pertenço. Eu participo, eu compartilho... O que te desumaniza também inevitavelmente desumaniza a mim” (Desmond Tutu). Em nossa fé cristã é exatamente assim, todos fomos criados à imagem de Deus, e por isso não apenas somos capazes de pensar, criar e nos relacionar. Isso também significa que cada vida humana possui um valor inestimável. Diminuir o outro, ou permitir que isso aconteça, diminui meu próprio valor. Ou seja, uma tragédia, e ao incorrermos nela pecamos contra Deus.

Por isso, amar a Deus e amar o próximo são mandamentos interligados na Palavra de Deus. Impossível seguir um sem que isso nos leve ao outro. Ou, dizendo-o de uma maneira negativa, ao negligenciarmos um desses mandamentos, também ferimos o outro. Podemos combinar assim. Não permitiremos que discordâncias sobre qualquer assunto sirvam como justificativa para a violência e a desumanização do outro. Nossa escolha sempre será a da solidariedade, da mão estendida, da segunda chance, do perdão e acolhimento generosamente oferecidos. Quando Deus Pai assim nos acolhe, ele também nos convida graciosamente a seguir o seu exemplo.

Para meditar

Quando você encontra as pessoas face a face
E vê sua humanidade
Torna-se difícil não levar suas cargas com você
Estar com as pessoas significa que você sabe que não há solução simples ou fácil
A oração não é o diagnóstico ou a medicação 
É o amor de Deus pela pessoa como ela é
Deus acima, Deus ao lado, Deus abaixo
Deus conosco na tempestade e na calma
Para o melhor e para o pior
Na doença e na saúde
É este amor que ama a pessoa independente de sua doença ou de seu erro
É este amor que cura a alma não só agora, mas por toda a eternidade.

Richard Carter

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde