Palavra Pastoral IMeL Saúde 5

1 de Abril de 2020

Nesses dias, algumas coisas têm chamado a nossa atenção. Uma delas é a quantidade de memes (brincadeiras) sendo compartilhadas nas redes sobre as dificuldades da convivência familiar em tempos de quarentena. Em especial, uma grande quantidade de piadas sobre a vida conjugal, ao compartilhar mais tempo debaixo do mesmo teto. Se por um lado isso pode ser um sinal de resiliência do brasileiro, que se refugia no humor para lidar com as dificuldades, por outro lado pode ser um indicativo de uma agenda importante que precisaremos olhar com mais atenção quando passar essa crise. 

Quais são as bases para um relacionamento duradouro que seja respeitoso, afetivo, construído sobre a valorização e o cuidado mútuos? Quando as tensões afloram, o que elas revelam quanto àquilo que já estava em nosso coração? Como trabalhar para uma comunicação e convivência que sejam pautadas pelo amor e pelo respeito, tanto nas relações à distância como na proximidade intensa? Sugerimos que, em lugar de varrer essas questões para debaixo do tapete, que aproveitem essa temporada para refletir e trabalhar, tanto quanto seja possível, o seu coração e as suas atitudes. Os pastores estão disponíveis para uma chamada e uma conversa nessa hora. Amigos próximos também podem ser de ajuda. Busquem não ficar sozinhos no meio das lutas.

Outro tema que tem nos chamado a atenção é a quantidade de desinformação sendo circulada nas redes. Sabemos que as polarizações políticas e ideológicas ainda estão bem presentes em nossas redes, inclusive em nossas famílias. Animamos a que tomem cuidado para não entrar em discussões que não constroem. Cremos não ser hora de cair na armadilha de buscar defender um político ou partido, seja qual for. Claro que cada um na igreja terá suas preferências políticas, defenderá e trabalhará na sociedade pelo que acredita, mas cremos que no meio da igreja é onde deveríamos dar testemunho sobre a maneira mais adequada de discordar, de interceder pelas autoridades e apontar seus erros quando necessário (como os profetas do Antigo Testamento), mas sempre sem intenção de ofender ou atacar o outro, quer ele pense parecido ou diferente de mim. E, claro, nunca passar adiante informação que você não tenha certeza se é verdadeira ou não. Que possamos dar testemunho também através de um uso responsável das informações, em especial nas redes sociais.

Pílulas bíblicas

Para aqueles que estão um pouco confusos com a quantidade de (des)informação circulando:

“Obtenha todo conselho e instrução que puder,
e você será sábio para o resto da vida.”

Provérbios 19:20 (NVT)

Para os que possam estar apreensivos com a realidade que estamos enfrentando:

“Louvarei o Senhor, que me guia;
mesmo à noite meu coração me ensina.
Sei que o Senhor está sempre comigo;
não serei abalado, pois ele está à minha direita.”

Salmo 16:7-8 (NVT)

Salmos da comunidade

Por favor, leiam com atenção o convite que lhes enviamos em anexo sobre uma nova iniciativa, os “Salmos da comunidade”. Será uma maneira simples de alimentarmos nossa vida devocional, sentindo-nos mais conectados uns com os outros nesses tempos de distanciamento. Inscreva-se para participar!

Anexo: Salmos da Comunidade

Pílulas missionárias

Em nossa comunidade, temos por hábito compartilhar em nossos cultos notícias dos missionários e missionárias que a igreja apoia. Seguramente devem estar sentindo falta disso. Assim, queremos começar a incluir breves notas enviadas por eles, para que os acompanhemos em oração. Hoje temos a alegria de compartilhar algumas palavras enviadas pela Satie:

“Estou aqui no confinamento absoluto e total para poder cuidar de minha irmã Emi que está no grupo de risco porque está fazendo hemodiálise 3 vezes por semana.
Tenho experimentado a doce comunhão com o Senhor, lendo e estudando a Palavra, adorando, orando e intercedendo.
E claro fazendo as coisas que tenho que fazer como cozinhar, lavar, limpar, ler e arrumar.
Agradeço imensamente as suas orações preciosíssimas por mim.
E eu estou orando muito por você e pelo nosso país.
Um grande abraço carinhoso.”

Uma oração

“Te peço, Pai, que me ensines a ser uma pessoa de paz e que contribua a trazer a paz ao mundo; que me ensines a exercitar-me na verdade e na não-violência e a ter paciência e coragem para sofrer pela verdade.”
Thomas Merton

Fiquem na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde