Palavra Pastoral IMeL Saúde 59

17 de Abril de 2021

Nessa semana recebemos várias notícias tristes, da partida de pessoas queridas, de perto e de longe. Cremos que para muitos, pelas perdas sucessivas e a dificuldade para processar o necessário luto, a situação possa ser por vezes bem difícil de lidar. Como podemos passar por essa tempestade e como ajudar uns aos outros?

Para aqueles que perdemos alguma pessoa querida, busquem abrir o espaço adequado para o choro e o lamento. Temos dito que as pessoas queridas que partiram merecem as lágrimas que vertemos por elas. Esse luto pode durar mais ou menos tempo. É bom não apressar esse processo. 

Busquem também recordar a pessoa querida que partiu. Na família, ou entre amigos, contem os causos, recordem as histórias, atesourem com gratidão a memória de quem já nos deixou. É comum que alguns não queiram falar, ou até bloqueiem isso, com sentimentos de falsa culpa (em crianças ou adultos) que não lhes ajudam a trabalhar o luto. Busquem acolher a cada um em seu processo, também procurem estimular e construir os espaços para recordar e honrar quem já partiu.

Falar sobre a morte pode sim ser um processo saudável, que nos ajuda a caminhar rumo à maturidade. Fiquem atentos a quem proíbe o assunto, a quem o evita a todo custo, orem e peçam ao Senhor sabedoria para que cada um de nós na comunidade de fé aprendamos a ver a vida e a morte à luz de um Deus bom e amoroso, que tanto chora com a gente como ainda cumprirá seus bons propósitos em nossas vidas e na história. Nele a nossa esperança.

Silêncio

Nessa semana, procure resgatar o tesouro que são os momentos de silêncio diante do Senhor.

”Olhos silenciosos contemplam e agradecem
Ouvidos silenciosos ouvem a música de toda a criação
Um corpo silencioso é como uma sala varrida, limpa, organizada, espaçosa
Mãos silenciosas são mãos abertas, prontas para dar e receber (...)
O silêncio envolve a vida além de si mesmo
Saber que a morada de Cristo está dentro de todos nós
Este é o silêncio que descobre o Verbo feito carne
E vive no reino dos céus”.

Richard Carter

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde