Palavra Pastoral IMeL Saúde 48

30 de Janeiro de 2021

Nessa semana retomamos a reunião de oração comunitária que fazemos na última quarta-feira de cada mês. Além disso, a cada quarta-feira, ainda que nossa vida de oração deva ser algo comum de todo dia, também temos animado a que dediquemos um tempo especial para buscar o Senhor em intercessão e ação de graças. Afinal, o que acontece quando oramos?

Quando oramos, nós sentimos, nós vemos, somos transformados e participamos do mover de Deus no mundo. Primeiro, nós sentimos. Através da oração nos conectamos ao coração de Deus, pois ele chora junto com a gente, se compadece e está junto com a gente em todas as nossas dores. Oração e solidariedade dão-se as mãos.

Segundo, nós vemos. É impossível ler e entender bem a realidade sem oração. Estaríamos angustiados ou perdidos sem ela. Mas quando oramos, se abrem caminhos de compreensão em meio às névoas da vida. É verdade que ainda não veremos tudo, mas com frequência veremos o suficiente para saber trilhar o necessário caminho da obediência.

Terceiro, vem a transformação. Com a oração, Deus molda e transforma o nosso coração. Ela nos leva à humildade, à confissão, a nos abrirmos para as mudanças que o Senhor quer fazer em nossas vidas. Não saímos da oração iguais, mas sim pessoas transformadas, para o melhor.

Quarto, através da oração Deus nos convida a participar de seu mover no mundo. Ele já está agindo, sempre esteve, mas na oração discernimos mais onde Deus está se movendo, e ouvimos melhor o seu convite amoroso para que sejamos parte de sua ação redentora e transformadora no mundo. Assim, dá vontade de orar mais, não é mesmo?

Uma oração

Compartilhamos uma oração que te ajude a orar durante essa semana:

“O teu desejo e o teu consolo, Senhor, é estar bem perto dos que te amam e te chamam Pai. Talvez não tenhas maior consolo (se me permites expressá-lo assim) do que consolar a teus afligidos filhos e aos que te acodem pobres e com as mãos vazias, sem outra coisa que sua humanidade, suas limitações e uma enorme confiança em tua misericórdia.”
Thomas Merton

Fiquem todos na paz do Senhor,

Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMeL Saúde