Palavra Pastoral IMeL Saúde 105

19 de Fevereiro de 2022

Na expectativa da alegria completa

“Tenho muito mais a lhes dizer, mas não quero fazê-lo com papel e tinta, pois espero visitá-los em breve e conversar com vocês pessoalmente. Então nossa alegria será completa.”
2 João1.12

Alguns domingos passados fomos edificados pela ministração de Ruth Borges, baseada na segunda carta de João.  Além do que a Rutinha nos ajudou a entender, duas frases nesta carta me chamaram atenção. A primeira está no versículo 4, quando João diz: “fiquei muito feliz”. A razão para esta felicidade, segundo João, era: “por encontrar alguns de seus filhos e ver que estão vivendo de acordo com a verdade, conforme o Pai ordenou”. A segunda frase está no versículo 12, quando diz: “então nossa alegria será completa”.
 
Apesar da felicidade que alguns encontros produziram em sua vida, ao lhe permitir ver os que estavam vivendo de acordo com a verdade, João manteve a expectativa de uma alegria ainda maior. Ele almejava viver esta emoção do encontro de forma plena, de maneira completa. Por mais que ainda houvesse coisas a serem ditas, que houvesse papel e tinta disponíveis, ele mantinha a expectativa de algo maior, ele queria visitá-los, esperava um encontro presencial, onde pudesse conversar pessoalmente. Esta modalidade de contato iria produzir o que ele chamou de “alegria completa”

Nestes avanços e recuos que a pandemia tem nos imposto, estamos descobrindo, de forma prática, esta distinção que João descreve, entre estar muito feliz e desfrutar da alegria completa. Temos usado papel, tinta, internet e nos encontrado com alguns, que estão vivendo de acordo com a verdade, mas esperamos o dia de estarmos novamente todos juntos, almejamos por esta alegria completa.
 
Até que nos seja possível este dia de alegria completa, temos dois desafios. O primeiro é que continuemos a ser edificados mutuamente por saber que, mesmo à distância, estamos todos vivendo de acordo com a verdade, conforme o Pai ordenou. O segundo, manter em nosso coração a expectativa do reencontro presencial, assim que nos seja possível. Um abração expectante. Deus os abençoe.

Ziel Machado