Palavra Pastoral IMeL Saúde 104

12 de Fevereiro de 2022

Nesse domingo meditaremos no culto sobre o que vemos. Saber ver (e ouvir!) bem é um bom indicativo de nossa maturidade espiritual. O Senhor quer que aprendamos a ver bem as coisas, por isso o seu diálogo constante com os profetas, seus mensageiros, orientando-os a que vissem bem as coisas ao seu redor, aprendendo a discernir os sinais dos tempos. E esses sinais não têm só a ver com “o fim dos tempos”, mas com o que acontece a cada dia de nossas vidas. Esse espaço do cotidiano é onde somos chamados a ver, a ser sensíveis, a ser tanto fiéis ao Senhor como relevantes em nosso contexto.

Parece que a muita gente hoje lhes falta perspectiva. Não conhecem a história, repetem erros (quando não absurdos!) do passado, e assim acabam normalizando aquilo que não deveria ser aceitável. A nós nos cabe o desafio de ver bem, discernir, denunciar o erro e anunciar de maneira propositiva a esperança de um futuro melhor, por causa do que o Senhor faz na história.

Sigamos transformando o que a gente vê e ouve em agendas de oração e de nossa fidelidade ao Senhor no mundo em que vivemos. Vamos orar também para que possamos crescer em um olhar crítico, responsável, que desconfia das respostas fáceis e das simplificações (ou mentiras) em um mundo complexo. A Palavra, o Espírito, a comunidade e a humildade podem nos ajudar nesses desafios. 

Ricardo Borges