Palavra Pastoral IMeL Saúde 139

8 de Outubro de 2022

Neste domingo, meditaremos juntos no trecho de Êxodo 20:1-20.  Este é um trecho bastante conhecido onde Deus entrega a Moisés os 10 mandamentos.
  
“Deus deu os Dez Mandamentos por meio de Moisés.  Ele fielmente transmitiu a palavra de Deus ao povo.  As pessoas responderam positivamente, e por fim Moisés selou essa resposta com sacrifício e sangue.  Antes que a Lei fosse dada, em Êxodo 19:8, o povo assim respondeu: ‘Tudo que o Senhor falou faremos’.  E quanto à Lei em Êxodo 24:3, ‘eles assim responderam: Então tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez conosco a respeito de todas estas palavras’.

Então Moisés passou 40 dias e 40 noites na montanha para que acontecesse isso.  Todo esse processo pedagógico de Deus era necessário porque o povo ficara no Egito por 430 anos.  O processo pedagógico de Deus para ensinar seu povo necessariamente implicava desconstruir para depois construir.  Trata-se de um processo que leva anos, entre acertos e erros, obediência e desobediência. Um exemplo clássico que demonstra como é complicado esse processo de ensino e aprendizagem é o do bezerro de ouro (Êxodo 32:1). Esse povo, que já havia recebido todas as instruções de Deus por meio de Moisés, ainda estava impregnado da cultura idólatra do Egito.  Queriam fabricar um deus para si mesmos.
  
Mas Deus não desiste nem de Moisés nem do povo.  Esse Deus liberta porque ama, faz aliança porque ama a unidade, fornece os Dez Mandamentos e o Livro da Lei porque nos ama e quer nos ensinar.”

(Jorge Henrique Barro em Pastoral a Caminho)

Nestes momentos de tanta polarização, que possamos permanecer unidos, não ao redor de ideologias humanas, mas ao redor da Palavra e do sangue redentor de Cristo. 

Daniel Nakano