Palavra Pastoral IMeL Saúde 200

23 de Dezembro de 2023

Colocando o meu mundo interior em ordem

Na semana passada refletimos sobre transformação. Usando a metáfora do milho de pipoca refletimos sobre a necessidade da transformação, sobre como ela pode ocorrer debaixo de forte pressão ou em circunstâncias adversas. São muitas as formas que Deus pode usar para nos transformar, afinal; ser uma pipoca é melhor que ser piruá, não é verdade?

Hoje vou me valer da obra de um outro professor que tive o privilégio de conhecer em 1986, Gordon MacDonald. Ele veio ao Brasil em 1986 e tive a oportunidade de me encontrar com ele. Depois de um tempo de conversa ele fez um alerta para mim, e para os diretores da organização que eu trabalhava naquele momento. Ele disse: “considero que o Ziel seja muito jovem para tamanha responsabilidade, vocês precisam ajudá-lo a amadurecer”. Ele estava coberto de razão, eu tinha apenas 25 anos de idade e tinha pela frente um grande desafio, sua observação ajudou a diretoria da organização a elaborar um programa de capacitação e supervisão que foi muito útil para minha formação. Pouco tempo depois foi publicado em português o seu livro Ponha ordem no seu mundo interior (ed. Betânia). Esta obra tem sido uma leitura muito oportuna para cada início de ano. Sua tese é que o nosso mundo interior só estará em ordem quando estivermos convencidos de que o mundo interior, espiritual, deve reger o exterior, o da atividade.

Compartilho com vocês um trecho desta obra:
“Colocar em ordem nossa vida pessoal nada mais é que convidar a Cristo para controlar todos os aspectos de nosso ser...O nosso mundo interior pode ser dividido em cinco partes. A primeira diz respeito às nossas motivações de vida, à força que nos leva a agir da maneira como agimos. Somos pessoas impelidas, levadas pelos ventos de nossos dias, sempre pressionadas a acomodar-se ou então a competir, ou somos pessoas chamadas, aquelas que receberam o misericordioso chamado de Cristo, que prometeu transformá-las. A segunda divisão de nosso mundo interior é relacionada com o modo como gerimos o limitado tempo de que dispomos. A maneira como empregamos o tempo. A terceira parte é nossa mente, essa notável faceta de nosso ser, que pode receber e trabalhar as verdades sobre o universo. O quarto setor de nossa vida interior é o espírito. O “jardim” de nossa vida interior. Por último, existe uma área essencial que nos leva a buscar a paz que resulta do descanso, o Shabá. Essa paz é bastante distinta da que se vê nos divertimentos do mundo que nos cerca”.

Alguns recados importantes que ele nos apresenta no livro.

Se o meu mundo interior estiver em ordem é:

1. porque tomo diariamente a decisão de estar atento a ele.
2. porque já reconheci que tenho a tendência de agir segundo os esquemas e padrões criados pelo meu passado desordenado, e não segundo os que são criados por Deus.
3. porque depois de identificar e encarar de frente as forças que têm-me impelido, tranquilamente atendo ao chamado de Cristo.
4. porque entendo que sou mordomo de Cristo, e não o dono dos meus objetivos, de minha função na vida e de minha identidade.
5. porque tomei a firme deliberação de encarar o tempo como uma dádiva de Deus, que merece ser aplicado com critério.
6. porque já comecei a reparar os problemas de desperdício de tempo e a aplicar minhas horas mais produtivas de acordo com as minhas habilidades, minhas limitações e prioridades.
7. porque tomei a firme deliberação de crescer em conhecimento e sabedoria a cada dia.
8. porque procurei utilizar tudo que aprendi para servir a outros, como fez Jesus Cristo.
9. porque tomei a deliberação de cultivar regularmente o centro espiritual da minha vida
porque não tenho receio de ficar na presença de Cristo, sozinho, em silêncio
porque absorvo os ensinamentos de Cristo, e esses se refletem em minhas ações e atitudes.
10. porque comecei a praticar a disciplina de ver as pessoas e acontecimentos através da perspectiva de Cristo.
11. porque decidi introduzir o repouso sabático em minha vida tão corrida e agitada, a fim de experimentar o descanso que Deus estabeleceu para si mesmo e para os seres humanos.
12. porque a firme decisão de começar já o processo de pôr a casa em ordem.

Considerem, com atenção, cada um destes pontos mencionados acima, pode ser que ele nos ajude identificar alguma área que deva merecer uma atenção especial neste próximo ano que se inicia. Isso pode nos ajudar a produzir a transformação que tanto almejamos. Concluo com uma citação de John Wesley:

“Embora eu sempre esteja apressado, nunca estou necessariamente com pressa, pois nunca pego muito trabalho para realizar, se não puder realizá-lo com espírito calmo.”

Um forte abraço. Lhes desejo um novo ano com muita harmonia, saúde e paz!
Deus nos abençoe!

Ziel Machado