Palavra Pastoral IMeL Saúde 3
25 de Março de 2020
Reconhecemos que esses dias têm sido difíceis para muitos de nós. A ansiedade sobre o que pode acontecer conosco ou com pessoas queridas, aliada ao isolamento social e à natural preocupação econômica, mais imediata para alguns e no futuro próximo para muito mais gente, nos leva a essas reações que incluem o medo, a tristeza e o desânimo.
Com relação ao aspecto econômico, em nossa comunidade queremos estar mais atentos a isso, incluindo maneiras concretas de expressar solidariedade com os mais vulneráveis. Esperamos nos próximos dias poder compartilhar caminhos que poderão usar para a saudável expressão de generosidade em nosso meio.
Por enquanto, reforçamos a recomendação das autoridades que se guiam por critérios científicos e médicos, que é a de ficar em casa. Todos que podem seguir essa diretriz, que o façam com responsabilidade para o bem comum. Não nos esqueçamos de orar, e apoiar no que podemos, aos que por motivos profissionais precisam estar mais expostos nesse momento. Por eles nossa oração e nossa expressão de profunda gratidão.
Uma meditação
Nós, os pastores da comunidade, em diferentes momentos tivemos a oportunidade de conhecer e ser abençoados por um irmão do Japão, Koichi Ohtawa. Ele trabalhou por muitos anos com os movimentos estudantis no leste da Ásia, e hoje segue atuando como mentor e conselheiro espiritual, abençoando a muitos.
Ohtawa-san nos fala de momentos de crises como oportunidades para mudanças importantes em nossas vidas. Ele nos anima a que incorporemos em nossas vidas a disciplina de parar e separar um tempo para estar sozinhos, em silêncio. Que assim aprendamos a ouvir melhor o nosso coração, abrindo-nos a experimentar a presença de Deus em nossas vidas. Talvez justamente agora precisemos aprender a cultivar mais essa leitura meditativa da Palavra de Deus. Ohtawa-san nos anima assim:
“Meditando na Palavra de Deus, meus olhos foram abertos para ver claramente minha situação como realmente era, e meus ouvidos foram abertos para ouvir o Senhor falar pessoalmente comigo. Dez anos depois de começar a prática da meditação, enquanto meditava no evangelho, experimentei a realidade do Senhor como uma pessoa viva, não alguém distante, mas aqui, presente comigo agora - a pessoa a quem posso me dirigir como ‘você’. Essa experiência foi um grande ponto de virada na minha vida espiritual.”
Esperamos e oramos que esses sejam momentos para pontos de virada significativos nas vidas de cada um em nossa comunidade. Compartilhamos junto com essa Pastoral um breve recurso, “Orando com a Bíblia”, para nos ajudar nessa jornada.
Pílulas de cuidado mútuo
Entre as medidas para cuidar de nossa saúde mental nesses tempos estranhos, compartilhamos abaixo uma das recomendações circuladas pelo Instituto Vita Alere:
- Cuidado com o excesso de informações
Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e se possível, partilhe histórias positivas.
Secretaria da igreja
Seguindo as recomendações das autoridades epidemiológicas, não estamos realizando expediente de atendimento presencial na igreja. Caso deseje entrar em contato com a secretaria da igreja, seja para alguma orientação ou para comunicar uma necessidade, por favor entre em contato através do e-mail ou do WhatsApp abaixo:
Secretaria da Imel Saúde
E-mail: secretaria@imelsaude.org.br
WhatsApp: +55 11 99752-7135
Orando com as Escrituras
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”.
Mateus 11:28-31
Uma oração
“Te amo, Senhor. Quero desfrutar dessa relação que Jesus tem contigo. Ajuda-me a ver na oração essa janela que me comunica com o teu amor e que me ensina a tua vontade. Te amo e quero conhecer-te cada dia mais intensamente.”
Germán Ortiz
Fiquem na paz do Senhor,
Kodo, Ziel e Ricardo
Pastores IMel Saúde