Palavra Pastoral IMeL Saúde 221
25 de Maio de 2024
O que a Bíblia nos ensina sobre o dar
A tragédia que assola o RS despertou em muita gente um saudável ímpeto de doação. Muita gente se mobilizou, e ainda o faz, de diversas maneiras, para expressar algum tipo de solidariedade, algo que ao menos alivie o enorme sofrimento e as muitas perdas de tanta gente. Lamentavelmente, essa necessidade de ajuda concreta e efetiva pode ainda durar um bom tempo, devido à escala dos danos e da imensa necessidade de reconstrução.
Também vimos um lado sombrio. Gente que tentou se aproveitar para fazer o ilícito, doações estranhas de coisas velhas ou sem utilidade, e pessoas buscando autopromoção através da caridade no meio da tragédia. Talvez não deveria nos surpreender, já que o pecado habita em nossa humanidade, mesmo assim (ainda bem!) essas ambições fora de lugar não deixam de nos chocar.
E o que a Bíblia nos ensina sobre o ato de dar? Buscaremos aprender algo das mulheres que apoiavam o ministério de Jesus, e também de Paulo, em seus conselhos tão práticos como sábios sobre o tema. Quando aprendemos que da simplicidade e do pouco transbordam a mais rica generosidade, e que quem dá é imensamente abençoado ao fazê-lo, quem sabe assim entremos em um ciclo renovador de esperança, onde generosidade gera mais generosidade, bênção gera bênção.
Ricardo Borges