Palavra Pastoral IMeL Saúde 218
4 de Maio de 2024
Convidadas, perdoadas, transformadas
Esse domingo é dia de celebração em comunidade, com o batismo de pessoas queridas e a recepção de novos membros para essa jornada comum no seguimento do Senhor Jesus Cristo. É um momento público, especial, comunitário, onde se declara diante de Deus e das pessoas quem é que seguimos e por que o seguimos. Não se trata de um ritual mágico, como se algo assim mudasse instantaneamente tudo o mais na vida. Mas sim trata-se de um marco significativo em nossas vidas, e por isso o celebraremos juntos.
A base para tal é que somos convidadas, perdoadas e transformadas, dia a dia, a partir de nosso encontro com Jesus. Convidadas porque é pela sua graça e misericórdia, nunca por nosso merecimento. Perdoadas, porque é a partir da morte e ressurreição de Jesus que uma nova vida se faz possível para nós. Transformadas, porque esse é tão somente um marco em nossa jornada (claro que um marco especial e significativo!), uma peregrinação que durará toda a nossa vida, em que o Espírito de Deus irá completar, em seu tempo, sua obra em cada um de nós.
Como ouvimos esse convite? Como experimentamos esse perdão? Como nos abrimos a essa transformação? Hora de celebrar, e para alguns talvez reconsiderar o que faremos com o suave convite do Senhor para que todos possamos viver vida nova, para ele!
Ricardo Borges