Palavra Pastoral IMeL Saúde 150
24 de Dezembro de 2022
A vida que veio em meio ao caos, a todos
É comum que pensemos no Natal como uma época feliz, sendo que às vezes exageramos no sentimentalismo (o que não é tão grave) mas também pecamos no consumismo (isso sim já algo pior). Não custa lembrar que Jesus veio em uma época bem difícil: impérios, ditadores, violência no assassinato de crianças inocentes, refugiados, como foi o próprio caso da família de Jesus.
Ou seja, muito do que vemos hoje no mundo, as guerras, as injustiças, os líderes maus e corruptos, a violência e os milhões que buscam refúgio, lutando pela sobrevivência ou por uma vida melhor para os seus, tudo isso tem a ver com a vinda de Jesus em nosso meio.
Interessante pensar que foram os “de fora”, os sábios do oriente e os humildes pastores os primeiros a acolher sua vinda. Não os poderosos, nem os religiosos. Talvez um alerta importante para a gente, e um lembrete especial de que a vida que ele traz é para todos, atravessa fronteiras e chega a toda gente. Com a ceia do Senhor, que celebraremos nesse domingo, recordamos que sua vida está disponível para todos que se acercam à sua mesa. Chegamos a ela, recebemos vida de suas mãos, somos transformados para ser o que ele quer que sejamos. Um Feliz Natal a todos!
Ricardo Borges